terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Índia comprará petróleo iraniano com ouro, não dólares

A Índia concordou em pagar o preço do petróleo cru que importa do Irã com ouro, o que a torna o primeiro país a abandonar o dólar americano na compra do petróleo iraniano.

De acordo com um relatório publicado pelo site de notícias DEBKAfile, fontes não identificadas destacaram que é esperado que a China siga o mesmo exemplo.

Índia e China compram cerca de um milhão de barris por dia (bpd), ou 40% do total das exportações do Irã de 2,5 milhões de bpd e ambos têm grandes reservas de ouro.

O relatório acrescentou que comprando com ouro, Nova Deli e Pequim permitem que Teerã contornem o congelamento sobre seus ativos do seu Banco Central e o embargo do petróleo que os ministros das Relações Exteriores da União Europeia concordaram em impor nesta segunda-feira, 23 janeiro.


Atualmente, a União Europeia compra cerca de 20% das exportações de petróleo iranianas.


Por outro lado, especialistas dizem que as vastas somas envolvidas nessas transações devem aumentar o preço do ouro e diminuir o valor do dólar nos mercados mundiais.

"Uma delegação indiana visitou Teerã na semana passada para discutir as opções de pagamento tendo em vista a novas sanções. Os dois lados divulgaram que o pagamento pelo petróleo comprado seria, em parte, em yen e em parte em rupees. A mudança para o ouro foi mantida [no] escuro ", afirma o relatório.


A Índia é o segundo maior cliente do Irã depois da China, e compra em torno de US$ 12 bilhões por ano no valor de petróleo cru iraniano, ou cerca de 12% do seu consumo.

O Presidente dos EUA, Barack Obama assinou uma lei, no dia 31 de dezembro de 2011, que prevê novas sanções, visando penalizar outros países que importam petróleo do Irã ou fazem transações com o Banco Central da República Islâmica.

Os Ministros de Relações Exteriores da União Europeia também impuseram sanções sobre as importações de petróleo do Irã, por motivo do programa nuclear pacífico do país, na passada segunda feira em Bruxelas. A Austrália anunciou medidas semelhantes.

As sanções envolvem a proibição imediata de todos os contratos de petróleo com o Irã e um congelamento dos bens do Banco Central do país na UE.

Teerã alertou que o embargo terá consequências negativas, tais como o aumento do preço do petróleo.

Via PressTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário