sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ataques do governo sírio sobre a população: verdadeiros ou falsos?

Ultimamente as imagens brutais que aparecem sobre Homs 'invadiram' a internet e os noticiários. Os vídeos pretendem nos informar sobre o conflito entre as forças do governo e os opositores. Noticías da Síria. Mas de onde elas vem?

Qualquer avião, qualquer cidade

Este poderia ser o título do vídeo no YouTube, ainda que o título indique que se trata de um ataque sírio contra a população civil de Homs. No entanto, os especialistas duvidam da informação.



"É um avião normal e corrente. Vemos pelo rastro que deixa. Mas ninguém pode saber que avião é. Poderia ser um avião civil, militar ou esportivo. Também não vejo provas de que o vídeo tenha sido filmado em Homs", opinião de um editor de revista sobre assuntos militares, Viktor Litovkin.

Outro exemplo e outro suposto bombardeio em Homs. "É um bombardeio, porque desde o momento do disparo até a explosão do projétil passa algum tempo. Mas estes gritos, suponho, foram gravados separadamente e depois inseridos nas imagens, pois o lugar da explosão está muito longe da câmera para que se escutem tão nitidamente", explicou para RT o especialista.



Mortes simuladas

A percepção só depende do espectador. Assim surge a pergunta: Por que não acreditar na veracidade destas imagens que mostram um grupo de pessoas simulando sua morte usando pintura vermelha para filmas imagens com supostas 'centenas de civis mortos'?



Saudações do Bahrein

Um programa argentino revelou outra artimanha: um vídeo gravado supostamente na Síria, mas na realidade mostra acontecimentos do Bahrein. Prova disso é que os policias usavam o uniforme deste país. Ademais os jornalistas encontraram as mesmas imagens no YouTube, publicadas muito antes como uma manifestação no Bahrein.

"Dizem que o Exército sírio repirme a população quando na realidade existembandos armados de terroristas e franco-atiradores que disparam contra os manifestantes. É uma conspiração midiática para justificar uma intervenção e derrubar o presidente Bashar al Assad", disse Galeb Moussa Hamad, diretor do programa de TV 'Islão e Política'.


De Londres se enxerga melhor?

Mas, quem são os que geram estas supostas notícias que Twitter ou Facebook transmitem aos informativos? Uma das fontes que se menciona com frequência é o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Originalmente foi uma organização que atuava na Síria para dar um quadro objetivo do conflito. Mas em dezembro de 2010 os opositores criaram seu grupo sob o mesmo nome, com sede em Londres. Assim ainda persiste a pargunta: Esta realidade televisiva é o que está acontecendo no país ou em uma dimensão paralela?

Via RT






Nenhum comentário:

Postar um comentário