sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

EUA construirá novo reator nuclear


Pela primeira vez em mais de três dévadas os Estados Unidos criará dois novos reatores nucleares. A Comissão Reguladora (CRN) especial do país aprovou licenças para a construção apesar do voto contra de seu presidente.

Os novos reatores se instalarão na planta nuclear de Vogtle já existente, situada no estado do sul Georgia. Um consórcio de empresas emcabeçado por Southern se encarregará da construção.

Embora a maioria dos membros da CRN aprovou a construção dos dois reatores, o presidente da Comissão, Gregory Jaczko, votou contra, apostando por realizar "melhoras na segurança" de Vogtle, a luz do desastre nuclear do ano passado na planta de Fukushima no Japão, provocado por um terremoto e um posterior tsunami.

Estados Unidos, o maior provedor de energia nuclear do mundo, conta com 104 reatores em 65 plantas que geram quase 20% da energia elétrica do país.

A construção de todos os reatores que operam nos EUA começou nos anos 70 do século passado. Em 1979 ocorreu o maior acidente nuclear da história do país: na central nuclear de Three Mile Island, Pensilvânia, se produziu uma explosão apenas três meses depois da inauguração. Desde aquele momento o Governo não construiu nenhum novo reator.

Depois do desastre de Fukishima a CRN ordenou uma revisão minuciosa das medidas de segurança nas plantas atômicas.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário