domingo, 1 de abril de 2012

Ataque ao Irã poderia devastar o Oriente Médio, diz Erdogan

O Primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan, disse que as conseqüências de um possível ataque de Israel ao Irã seria "desastrosas". Ele também criticou a comunidade internacional por não prestar atenção para o arsenal nuclear israelense, enquanto fixa limites aos projetos energéticos iranianos.

"Israel não deve atacar o Irã", disse o líder turco para a imprensa do seu país depois de voltar de uma viagem a Teerã. Segundo Erdogan, "toda a região seria devastada" se uma intervenção militar acontecesse, cita o jornal Today's Zaman.

O primeiro-ministro também disse que concorda com as preocupações sobre as conseqüências de um ataque com presidente dos EUA, Barack Obama, agora sob pressão de Israel e da comunidade judaica dos EUA, que favorecem a tomar medidas decisivas contra o Irã.

O lado israelense ainda não descarta uma operação militar contra Teerã por medo da República Islâmica desenvolver armas nucleares, embora os iranianos rejeitam, insistindo na natureza pacífica do seu projeto. Tal operação "não vai acabar como a guerra entre os. Estados Unidos e o Iraque", mas poderia causar outra guerra, disse Erdogan.

Programa Nuclear Israelense

Falando do programa nuclear do Irã, o primeiro-ministro turco criticou a comunidade internacional por fazer vista grossa para os arsenais nucleares, como muitos supõem, que tem Israel.

Erdogan lembrou que os países que exercem muita pressão sobre o Irã a abandonar seu programa de energia pacífica e impor sanções não prestam atenção a que Israel pode já ter armas nucleares.

"Israel tem entre 250 e 300 ogivas nucleares. Ninguém contesta isto", disse ele. "O Irã diz que não produz ogivas nucleares. Diz que vai produzir uma certa quantidade de barras de urânio enriquecido e parar depois disso."


Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário