domingo, 29 de abril de 2012

Gaddafi contribuiu com 50 milhões de euros para campanha de Sarkozy em 2008


O ex-líder líbio Muammar Gaddafi concordou em financiar a campanha presidencial do presidente francês, Nicolas Sarkozy, em 2007, com 50 milhões de euros, de acordo com um relatório recente.

O site de pesquisa baseado em Paris 'Mediapart' publicou "provas documentais" que Gaddafi estava disposto a investir dezenas de milhões de dólares para Sarkozy vencesse a corrida presidencial francesa.

Mediapart diz que o documento de 2006, foi fornecido por "antigos ex-funcionários [líbios] que agora estão na clandestinidade" Eles alegam ainda que o documento  veio "a partir dos arquivos dos serviços secretos", e foi assinado pelo ex-chefe de inteligência de Gaddafi e pelo ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, Moussa Koussa.

No documento, Koussa assina um "acordo para apoiar a campanha do candidato à presidência, Nicolas Sarkozy," uma soma equivalente a 50 milhões de euros.

Em março de Sarkozy negou as acusações semelhantes, quando o ex-médico de um negociante de armas francês alegou ter lançado uma doação para sua campanha.
Políticos franceses estão proibidos de receber contribuições de campanha a partir de Estados estrangeiros, e um juiz francês está agora considerando as acusações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário