terça-feira, 3 de abril de 2012

Síria frustra tentativa de infiltração armada do Líbano

Damasco, (Prensa Latina) Forças sírias frustraram uma tentativa de infiltração do Líbano de homens armados e apetrechos bélicos, incluídas minas anti-blindados, a tempo prenderam importantes cabeças desses bandos em Ghouta Oriental, província de Damasco Campo.

Estas ações têm lugar enquanto em Istambul, Turquia, representantes dos chamados Amigos da Síria, reúnem-se neste domingo para discutir e promover novas pressões contra Damasco e utilizar o encontro anti-sírio como golpe de efeito propagandístico um dia antes de que o enviado especial da ONU Kofi Annan renda um relatório ante o Conselho de Segurança.

Forças sírias enfrentaram um grupo armado que tentou penetrar no país através da fronteira com o Líbano pela zona de Baayoun para o distrito de Talkalakh, em Homs, reportaram as autoridades dessa província central a 162 quilômetros da capital.

Na ação pereceram um número dos quais tratavam de infiltrar-se e outros fugiram de regresso para território sírio, e deixaram abandonado os apetrechos bélicos que transportavam entre estes metralhadoras pesadas do modelo Dushka, fuzis de assalto, munições, granadas, bombas e material explosivo, indicou a agência de notícias SANA que cita fontes oficiais.

Os meios sírios também dão conta da detenção em Ghouta Oriental, localidade de Damasco Campo, de um número de indivíduos armados que estiveram cometendo crimes e ações terroristas, a quem lhe apreenderam todo o parque de armas que possuíam.

De acordo com o canal satelital saudita, Al-Arabiya, ponta de lança da mesma forma que a Al-Jazeera na guerra mediática contra Síria, entre os presos está o subcomandante do chamado Exército Sírio Livre, a quem identificou como coronel Al-Moastasim Billah Abu Al-Walid, segundo de Khaled Habous, chefe das operações que se preparavam contra Damasco e províncias próximas.

Fontes sírias consultadas pela Prensa Latina não negaram essa informação.

Segundo a Al-Arabiya, depois dos golpes sofridos em Homs, Idleb, Hama e Daraa onde foi aniquilado ou expulso o grosso desses bandos armados e terroristas, quem os dirigem para fora da Síria, basicamente na Turquia, optaram pela estratégia de golpes táticos relâmpagos de atacar e fugir, e também os atentados com carros bombas e explosivos. Iniciaram essas ações com o mortífero duplo atentado terrorista com carros bombas em Damasco no sábado 17 e um terceiro em Aleppo no domingo 18. Em ações de golpes táticos de terça-feira a quinta-feira passada, esses grupos mataram em emboscadas surpresas dois generais e sequestraram um terceiro, e ultimaram quatro coronéis e um major em Damasco Campo e Aleppo.

A captura de Abu Al-Walid aconteceu após vários dias de um relatório segundo o qual grupos de indivíduos experientes nesse tipo de operações encobertas e golpes terroristas planificavam uma campanha em Damasco e localidades vizinhas, o que circulou depois do aniquilamento de um bando que utilizava uma casa no distrito capitalino de Al-Mezzeh como centro de comando.

Segundo a Al-Arabiya, a rede de comando do denominado Exército Sírio Livre foi dividida e está muito localizada, e seus principais chefes que identifica como general Mustafa Al-Sheikh e tenente coronel Riad Al-Asaad vivem na Turquia.

Em Baba Amr, distrito de Homs recentemente visitado pelo presidente Bashar Al-Assad, as autoridades acharam um arsenal com rifles, metralhadoras, granadas, explosivos e grande quantidade de munições.

Ao mesmo tempo, na comunidade de Juret Al-Arayes pessoal da segurança invadiu um edifício de três andares que um grupo armado utilizava como esconderijo e apreenderam grande quantidade de armas, entre estas de fabricação israelense e norte-americana.

Em outras operações contras esses bandos, no povoado de Bab Al-Hawa, província de Idleb, as forças da ordem detiveram um veículo carregado com apetrechos, incluídas metralhadoras e equipes de comunicação sem fio, sofisticados óculos para visão noturna, miras telescópicas e munições.

Na localidade de Ariha, nessa mesma província a 335 quilômetros de Damasco, as autoridades desativaram duas potentes ônus explosivas, de 40 e 50 quilos, enquanto outras duas bombas de 35 e 50 quilos de potência estouraram na estrada de Idleb-Harem perto da Prisão Central dessa província, mas sem causar danos nem vítimas, reportou o Cham Press.

No sábado os comandos militares e das forças da ordem informaram que 20 efetivos receberam sepultura, entre estes um coronel, dois tenentes coronéis e um major. lac/mh/cc

Modificado el ( domingo, 01 de abril de 2012 )

http://www.iranews.com.br/noticias.php?codnoticia=7844


Via Pravda

Nenhum comentário:

Postar um comentário