quinta-feira, 10 de maio de 2012

China começa a comprar bancos estado-unidenses


  

A Reserva Federal (FED) dos EUA autorizou pela primeira vez na história um banco chinês comprar uma entidade estado-unidense. O Banco Industrial e Comercial da China adquirirá ações na divisão estado-unidense do Bank of East Asia. Outras duas instituições bancárias chinesas receberam também permissão para ampliar seu negócio nos Estados Unidos.

Os especialistas indicam que é uma grande realização para a China e seus bancos, o que os permitirá desenvolver mais suas empresas nos EUA e Europa.

As negociações para que o maior banco chinês adquira ações estado-unidenses se realizaram em Janeiro de 2011. Sem embargo, para fechar a operação com êxito necessitou-se a aprovação das autoridades reguladoras.

O processo tomou mais tempo do normalmente requerido. O procedimento padrão consiste em um período de 60 dias de revisão de uma solicitação. Neste caso, a Reserva Federal realizou um controle minucioso dos princípios do sistema regulatório da China para o cumprimento das normas internacionais.

"Não se encontraram provas de que os métodos e normas de contabilidade dos principais bancos chineses, como o ICBC não sejam confiáveis". O FED também deu permissão ao Banco Agrícola da China para abrir uma sucursal em Nova Iorque e o Banco da China para fazer seu próprio em Chicago.

Em torno de 70% do Banco Industrial e Comercial da China pertence ao Governo. Em termos de ações, o banco é o maior não somente na China mas também no mundo, com 2,5 Bilhões de dólares. Em termos de comparação, as ações do estado-unidense JP Morgan Chase ascendem a 2,3 bilhões de dólares. Nos EUA o banco chinês tem previsto oferecer aos clientes depósitos em yuan.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário