terça-feira, 22 de maio de 2012

Desemprego entre jovens no mundo deve se manter em alta até 2016, diz OIT

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) divulgou um novo relatório nesta terça-feira (22/05) em relação ao desemprego de jovens pelo mundo e a situação não é das mais otimistas. Segundo a organização, a tendência para os próximos quatro anos é que a taxa mundial de jovens desempregados continue alta.

Somente em 2012, segundo o relatório da organização, a estimativa é que aproximadamente 75 milhões de jovens, entre 15 e 24 anos, fiquem desempregados.

“A crise de desemprego entre os jovens pode ser vencida desde que a criação de emprego para eles se torne uma prioridade no processo político e que os investimentos no setor privado acelerem radicalmente", disse o diretor executivo da OIT para o Emprego, José Manuel Salazar-Xirinachs.

Ainda de acordo com o relatório, em comparação com os dados apresentados em 2007, neste ano haverá 4 milhões de jovens desempregados a mais. Segundo o estudo, intitulado como Tendências Mundiais do Emprego dos Jovens, 12,7% dos jovens devem ficar desempregados nesse ano.

O índice é idêntico àquele apresentado no auge da crise econômica de 2009, mas é superior aos números referentes ao ano passado, quando o desemprego atingia 12,6% dos jovens entre 15 e 24 anos no mundo.

“[O que deve ser feito] passa por medidas como alívios fiscais e incentivos para as empresas que contratam jovens, esforços para reduzir a diferença de competências entre os jovens, programas de empreendedorismo que integrem formação qualificada, e acesso aos capitais, bem como uma melhoria da proteção social dos jovens", disse Salazar-Xirinachs.

A alta nos índices de desemprego, aliada à crise econômica que atinge o continente, é o que mais tem provocado protestos de jovens pela Europa, em especial na Espanha, Itália, Inglaterra e Portugal.


 Via Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário