sábado, 23 de junho de 2012

América Latina está com Lugo

Os presidentes de países latino-americanos apoiam o ex-presidente do Paraguai e são hostis ao novo governo do Paraguai, país ao qual propõem expulsar dos blocos regionais.  

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff disse que o Paraguai poderia ser expulso de grupos internacionais, como Mercosul e Unasul, e propôs que os países membros dos blocos para implementar esta medida. Fontes de Exteriores da Argentina ministério no país disseram que também apóiam a expulsão. 

A presidente Cristina Fernandez anunciou que seu país "não irá validar o golpe de Estado no Paraguai." A presidente da Argentina descreveu como "inaceitável" o que aconteceu em Assunção, e confirmou que seu país não vai reconhecer o novo governo do Paraguai, hoje chefiado pelo vice-presidente, Federico Franco. "Sem dúvida houve um golpe de Estado", disse Fernandez. 

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que Caracas "não reconhece esse vazio e governo ilegal e ilegítimo que foi instalado em Assunção." Com estas palavras, Chávez se juntou a sua voz com o seu homólogo equatoriano, Rafael Correa, que atingiu a demissão de Lugo pelo parlamento de "greve ilegal" e disse que não reconheceria qualquer outro presidente do Paraguai.  

"Independentemente da sessão Fernando, independentemente da decisão da Unasul, a decisão do governo equatoriano não é reconhecer qualquer presidente paraguaio que o presidente legitimamente eleito, Fernando Lugo", garantiu Correa.  

O líder equatoriano da Unasul insistiu em "aplicar a cláusula democrática" do grupo regional, que afirma "não reconhecer governos e fechar as fronteiras" com países que não podem ser considerados democráticos.  

O presidente boliviano, Evo Morales, disse que não reconhece "um governo que não surge das urnas e o mandato do povo" e condenou o "golpe parlamentar" no Paraguai". Morales acrescentou que Lugo "estava destruindo as lojas, com proprietários de terras e grupos de poder", que, segundo ele, "sempre tem um custo."  

O bloco regional Unasul também emitiu um comunicado observando que a demissão de Lugo é "fora de qualquer constituição e fora de qualquer ordem estabelecida."  

Novo presidente do Paraguai, o ex-vice-presidente Federico Franco, pediu aos países vizinhos para "entender" a situação e disse que está empenhado em "fazer todos os esforços para normalizá-lo." O impeachment de Fernando Lugo começou após a morte de 17 pessoas durante a expulsão dos camponeses da terra, segundo as autoridades, tinha ocupado ilegalmente. Entre os mortos 17, 11 eram agricultores e 6 representantes das forças de segurança.  

A câmara baixa do parlamento votou a favor da destituição de Lugo com apenas um voto contrário. Um dia depois, o Senado aprovou a renúncia do presidente com o voto negativo de apenas 4 parlamentares.  

A demissão reuniu cerca de 5.000 pessoas na Praça de Armas de Assunção, capital paraguaia. Os mais ativos tentaram invadir o edifício do parlamento, mas foram dispersados ​​com balas de borracha e gás lacrimogêneo. Um pouco mais tarde, Fernando Lugo chamou seus partidários a protestar de forma pacífica. Após os combates cessaram declaração.


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez (esq.) conversa com Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, a respeito da crise política no Paraguai, em Caracas, Venezuela. Nesta sexta-feira, o presidente paraguaio Fernando Lugo sofreu impeachment e teve de deixar o poder. Em seu lugar assumiu o vice-presidente,


Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário