sábado, 21 de julho de 2012

Homem luta para poder cultivar comida no próprio jardim nos Estados Unidos

Karl Tricamo pensou que tinha encontrado uma maneira inofensiva para fornecer alimentos para a sua noiva e filho pequeno neste verão.
tricamo garden.jpg
Mas quando o recém-demitido Tricamo resolveu plantar uma horta fora de sua casa em Ferguson, ele encontrou um pequeno obstáculo. O quintal não recebia luz solar suficiente. Então Tricamo mudou seu jardim para o quintal da frente, lavrando uma área de 25 por 35 pés, que ele chamou de "yarden" (Yard + Garden).

Hoje, o Yarden está em plena floração, com múltiplas variedades de feijão, milho, pimentas, tomates, abóboras e melões que são o orgulho de Tricamo , todas plantadas por sementes e totalmente livre de OGMs. No entanto, o fruto do trabalho Tricamo logo pode estar a caminho da pilha de compostagem se os oficiais de Ferguson intervirem com sucesso.

Em março, um funcionário da cidade visitou Tricamo para informá-lo de uma denúncia anônima supostamente feita sobre o jardim. Uma carta da cidade chegou várias semanas mais tarde, delineando várias ordenanças que o pai de 29 anos de idade supostamente violou.

Tricamo não aceita nenhuma delas.

"Tudo está dentro da lei", diz Tricamo. "Mas em vez de trabalhar comigo e me explicar as coisas, a cidade escolhe assediar e intimidar-me." 
 
Tricamo tomou o combate online, escrevendo sobre suas suas batalhas com a cidade em seu blog, Vegetable Yarden, e citando - em sua defesa - o teor das portarias que as autoridades municipais dizem que ele está violando.

"Desde o início tenho vontade de chegar a um compromisso para todos os envolvidos", disse o gerente da cidade de Ferguson John Shaw. "Queremos chegar a uma conclusão e trabalhar com ele."

No entanto, o assunto, diz Shaw, é que o jardim viola códigos da cidade.
 

"A nossa prioridade tem sido o interesse dos cidadãos", diz Shaw. "Este jardim apresenta vários problemas de segurança, incluindo problemas de erosão e atração de insetos, roedores e pragas." 

Tricamo ridiculariza essa lógica, observando que ele instalou uma orla em volta do jardim e aparas de madeira colocadas sobre o solo para evitar erosão. Quanto a pragas, como seu jardim iria atrair animais que um jardim do quintal não o faria? Enquanto isso, Tricamo diz que todos os seus vizinhos imediatos apoiam seu jardim. 

Tal como está agora, o destino do jardim de Tricamo vai ser decidido no Conselho da cidade, em reunião prevista para 25 de julho. Ganhando ou perdendo, no entanto, Tricamo acredita que está lutando uma guerra justa e se conforta em saber que não é a primeira pessoa que discorda da cidade sobre o uso de jardins.

No ano passado, uma mulher de Michigan foi notícia nacional, quando autoridades do subúrbio de Oak Park em Detroit ameaçaram-na com pena de prisão pelo seu jardim no quintal da frente. E em Tulsa neste verão uma mulher processou a cidade depois de voltar para casa e descobrir que uma equipe de trabalho municipal havia removido seu jardim do quintal da frente.

Tricamo diz: "Eu poderia perder meu jardim amanhã, mas não terei nenhum arrependimento em dizer que me levantei para o direito de tê-lo."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário