quarta-feira, 11 de julho de 2012

Os novos cortes adotados pelo governo espanhol são "suicidas"

As medidas de austeridade só conduzem à recessão do país, afirmam os especialistas

As medidas de austeridade que os governos adotam apenas conduzem à depressão da economia e à recessão de uma nação. A atuação do presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, nas atuais circunstâncias que atravessa o país "é suicida", consideram os especialistas.

Segundo o escritor e jornalista Miguel-Anxó Murado, o "Governo espanhol simplesmente tem uma visão ideológica do que acontece". Rajoy "é refém de seu discurso", já que "quando estava na oposição dizia que tudo era muito fácil, que a única coisa a se fazer eram cortes e planos de austeridade, e que os mercados responderiam favormente", manifesta Murado.

Contudo, os mercados são muito complexos e "entendem que muitos cortes conduzem à depressão da economia, à recessão, então tampouco querem investir em uma nação em recessão", assegura o jornalista.

Também defende que adotar essas medidas, que tem um forte impacto social, em um momento de extremas dificuldades econômicas no país, "é suicida".

Nesta quarta as autoridades espanholas anunciaram, entre outras reformas, uma subida do IVA de 18% para 21%, e uma nova reforma do sistema de prestações por desemprego, com o qual os recém-desempregados receberão menos a partir do sexto mês, entre 50% e 60%.

Mas de acordo com o especialista, o governo de Rajoy "se enganou" ao tomar estas decisões. Neste ambiente, os protestos dos mineiros em repúdio a estas políticas se converteram em "um verdadeiro símbolo da resistência do povo ante os ajustes".

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário