sexta-feira, 27 de julho de 2012

Russia reabrirá bases da época soviética

 A Rússia está planejando expandir seus músculos militares em alguns dos aliados da era soviética, como Cuba, Vietnã e Seychelles. Segundo o comandante-em-chefe da Marinha russa, Moscou está mantendo conversações com os países  para sediar suas bases navais.

  "É verdade, estamos trabalhando na implantação de bases navais russas fora do território russo", disse o vice-almirante Viktor Chirkov.
 
Rússia já está em posse da base naval de Tartus, na costa síria do Mediterrâneo e tinha uma base naval em Cam Ranh, no sul do Vietnã. Em 2001, o Presidente Putin decidiu fechar base vietnamita da Rússia que, como resultado de um acordo entre o Vietnã e a União Soviética em 1971, estava na posse de Moscou.

Após o fechamento da base de Cam Ranh, a base siria de Tartus, que foi criada em 1971 e ainda hospeda a Marinha da Rússia, se tornou a única base do país fora do território da antiga URSS.

O anúncio da decisão vem antes de uma reunião crucial entre o presidente russo Vladimir Putin e o seu homólogo vietnamita Truong Tan Sang na capital russa de Moscou para discutir a questão da reabertura das bases.
File photo shows the Admiral Chabanenko Russian destroyer arriving at Havana
Segundo a RIA Novosti, a Rússia começou a meditar sobre a possibilidade de abrir novas bases navais no exterior, quando sua frota participou de operações anti-pirataria no Golfo de Aden.Segundo a agência, na época a Rússia estava pensando em abrir uma base naval no estado Africano de Djibouti.

 A decisão russa de aumentar sua presença militar em antigos aliados da era soviética vem num momento em que as tensões entre a Rússia e aliança ocidental estão em ascensão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário