quarta-feira, 25 de julho de 2012

"Semana de Eva Perón" aos 60 anos de sua morte





Amostras fotográficas, conferências e um desfile com vestidos de época serão algumas das atividades que durante essa semana acolhe Buenos Aires em comemoração do sexagésimo aniversário de morte da mítica Eva Perón, quem marcou e fogo a história política da Argentina.

A "Semana Eva Perón", que morreu de um câncer de útero em 26 de Julho de 1952, aos 33 anos, começou hoje com uma série de atividades na Legislatura portenha, o edifício onde a segunda esposa de três vezes presidente argentina, Juan Domingo Perón, trabalhou os últimos seis anos de sua vida, informaram fontes oficiais.

Desde esta Segunda-Feira, o público pôde visitar os salões do Palácia legislativo nos que "a abandeirada dos humildes" atendia os pedidos de ajuda social e inquietudes de diferentes setores da sociedade argentina daqueles anos.

A Legislatura também será sede esta semana de recreações de discursos de Eva Duarte, de obras de teatro sobre a dirigente e conferências em torno a diversos aspectos da vida de quem era considerada a "chefe espiritual" do país.

Boa parte das atividades se fazem nessa Quinta-Feira, dia do aniversário, com um desfile de réplicas de vestidos de Evita, um concerto, várias negociações e a apresentação de um livro com imagens suas tomadas por Pinélides Fusco, um dos fotógrafos da esposa de Perón.


A comemoração da Legislatura finalizará na mesma Quinta-Feira às 20:25, hora em que morreu Evita, quem chegou à capital argentina procedente da localidade bonaerense de Jun[in aos 15 anos com o sonho de ser atriz, uma carreira que abandonou depois de conhecer o fundador do governante Partido Justicialista (PJ, peronista).


O Senado argentino também inaugurou a mostra fotográfica "Evita, recordos de um militante", que exibe vários documentos sobre a vida da dirigente e fotos cedidas por Ana Laura Rojas, neta de Eduardo Rojas, um ex-colaborador de Eva.


"Evita é a que melhor representa o popular e nacional, Evita foi amor, solidariedade e sobre todas as coisas justiça social", salientou a legisladora oficialista Liliana Fellner, ao inaugurar a mostra que permanecerá aberta até o próximo 31 de Julho.


A uns mil metros do Parlamento, sobre a avenida 9 de Julho, a principal de Buenos Aires, destacam dois imponentes retratos de Evita sobre as fachadas do edifício dos ministérios de Desenvolvimento Social e de Saúde, semelhantes à imagem de Ernesto "Che" Guevara localizada na Praça da Revolução (Cuba).

Os retratos foram colocados no ano passado por iniciativa do Governo de Cristina Fernández, quem geralmente reivindica a figura de Eva Perón em seus discursos.


No entanto, o município bonaerense de Tigre realizará nesta Quinta uma homenagem com a conferência "Eva Perón, Mito e Realidade", que brindará o artista plástico Daniel Santoro no Palácio legislativo da comunidade, a inauguração da mostra fotográfica "Evita, Os Toldos ao Mundo", em referência à localidade bonaerense onde nasceu a dirigente em 7 de Maio de 1919. 
 
Via Eldeber

Nenhum comentário:

Postar um comentário