segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Confirmada presença de britânicos combatendo com rebeldes sírios

Individuos britânicos estão operando na Síria, segundo o testemunho dado pelo fotografo inglês John Cantlie, que esteve sequestrado durante uma semana com seu colega holandês Jeroen Oerlemans.

Este fato ocorreu a finais de julho, quando ambos fotografos foram capturados por um suposto grupo islamista conformado por paquistaneses e chechenos.

Em declarações para a imprensa britânica, Cantlie indicou que entre os sequestradores pode identificar vários compatriotas seus.

O fotógrafo relatou que ele e seu colega foram feridos de bala pelos sequestradores quanto tentavam escapar, completando a fuga em condições precárias e correndo perigo mortal.

"Terminei correndo pela minha vida, descalço e algemado, enquanto jihadistas britânicos, jovens com sotaque do sul de Londres disparavam" revelou Cantlie. Segundo ele, uma dezena de sequestradores falavam inglês, e dois deles nem sequer falavam árabe.

Ambos foram posteriormente liberados por milicianos vinculados a Al Qaeda. Em declarações  ao The Sunday Telegraph, Oerlemans disse que vários sequestradores tinham "sotaque de Birmingham".

O diário britânico Daily Mail revelou recentemente que os serviços secretos ingleses fornecem modernos equipamentos de comunicação satelital para os grupos sírios, destacando que os equipamentos fornecidos são utilizados pelo Ministério de Defesa do Reino Unido.
 
O Daily Mail não descartou que para o treinamento destes grupos nestas técnicas se encontrem em território sírio membros das forças especiais de Londres, infiltrados desde a fronteira com a Jordânia.

o governo do Reino Unido foi um dos primeiros em apoiar e anunciar o envio de milhões de euros aos grupos opositores sírios, ademais de apoiar uma possível intervenção estrangeira na Síria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário