quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Estados Unidos libera US$ 25 milhões para financiar terroristas sírios

Estados Unidos destinou pelo menos 25 milhões de dólares para apoiar os terroristas e grupos opositores armados sírios, informaram nesta quinta fontes oficiais.
O porta-voz do Departamento de Estado americano, Patrick Ventrell, anunciou que foram adicionados 10 milhões ao valor inicial de 15 milhões previsto inicialmente.

Ventrell destacou que o fundo não se destinará para armas letais mas sim para equipamentos de comunicação codificados para facilitar as operações dos grupos armados que estão matando tanto civis como funcionários do governo.

"Já gastamos uma quantia significativa e continuaremos utilizando mais, em conseso com a oposição (síria), e obviamente, do Congresso dos Estados Unidos, segundo vão aparecendo as necessidades".

Diversos meios de comunicação revelaram na quarta-feira que o presidente Barack Obama assinou uma ordem secreta para apoiar aos terroristas que buscam a queda de Bashar al-Assad. A ordem presidencial autoriza operações ocultas da CIA e outras agências americanas para apoiar grupos armados.

Por sua parte, o secretário de defesa Leon Panetta, afirmou na terça que seu país junto com seus aliados continuaram se esforçando ao máximo para fazer Assad abandonar seu cargo.

Desde meados de março de 2011,a violência e numerosos atentados terroristas sacudiram o país. Ataques executados por grupos armados, segundo Damasco, apoiados do exterior, tentam sabotar a estabilidade e segurança na Síria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário