quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Físicos estudam famosos mitos históricos em busca de verdades escondidas

 A verdade por trás de alguns dos mais famosos mitos históricos, incluindo épico de Homero, a Ilíada, foi reforçada por dois pesquisadores que analisaram as relações entre os personagens dos mitos e as comparou com as relações sociais da vida real.

Em um estudo publicado pelo jornal EPL (Europhysics Letters), Pádraig Mac Carron e Ralph Kenna da Coventry University realizaram analises textuais detalhadas da Ilíada, o poema inglês Beowulf, e o épico irlandês Táin Bó Cuailnge.

 Comparando os mitos conhecidos com obras de ficção

Eles descobriram que as interações entre os personagens em todos os três mitos foram consistentes com aqueles observados redes de relacionamentos reais. Em prosseguimento, os pesquisadores compararam os mitos com quatro obras conhecidas de ficção - Os Miseráveis, Ricardo III, A Sociedade do Anel, e Harry Potter - e encontrou diferenças claras.

"Nós realmente não podemos comentar muito sobre determinados eventos. Nós não estamos dizendo que este ou aquele fato aconteceu, ou mesmo que as pessoas individuais retratadas nas histórias são reais, estamos dizendo que a sociedade em geral e as interações entre os personagens parece realista ", disse Mac Carron.


Mapeando as interações entre personagens

Para chegar a suas conclusões, os pesquisadores criaram um banco de dados para cada uma das três histórias e mapeou as interações dos personagens. Havia 74 personagens identificados no Beowulf, 404 no Táin e 716 na Ilíada.

Cada personagem foi atribuído um número ou grau, com base em como eles eram populares, ou quantos links que tiveram de outros personagens. Os pesquisadores mediram então como estes graus foram distribuídos ao longo de toda a cadeia.

Os tipos de relações que existiam entre os personagens também foram analisadas usando dois critérios específicos: amistosidade e hostilidade.

Ligações amistosas foram feitas se os personagens se relacionam, falam para o outro, falam sobre o outro ou é de outra maneira clara que eles se conhecem de forma amigável. Ligações hostis foram feitas se dois personagens entravam em um conflito, ou quando um personagem demonstra claramente animosidade contra outro persosagem conhecido.

Similar às cadeias da vida real

Os três mitos se mostraram similares às redes de contato da vida real como tendo graus similares de distribuição, eram associativos e vulneráveis ao ataque direcionado. Associatividade (ou vinculação) é a tendência de um personagem de um certo grau de interagir com um personagem de popularidade similar; ser vulnerável a ataques direcionados significa que se você remover um dos personagens mais populares, leva a um colapso de toda a rede - nenhuma delas parece acontecer na ficção.

Dos três mitos, o Táin é o menos acreditado. Mas Mac Carron e Kenna descobriram que sua artificialidade aparente pode ser rastreada até apenas 6 dos 404 caracteres. 

"Em termos de distribuição gradual, os três mitos eram como verdadeiras redes sociais, o que não é o caso das redes na ficção.  Tirando o protagonista homônimo de Beowulf também faz essa rede associativa, como redes reais.

"Para o Táin nós removemos os 'links fracos' associados com as seis principais personagens mais conectados que previamente compensamos a distribuição de graus, esse ajuste tornou a cadeia associativa", continuou Mac Carron.

Os pesquisadores hipotetizam de que se a sociedade do Táin é para ser acreditada, os seis principais personagens são susceptíveis de terem sido fundidos a partir de outros personagens como a história passada oralmente através das gerações.

Os pesquisadores reconhecem que há elementos de cada um dos mitos que são claramente de fantasia, tais como o personagem Beowulf assassinando um dragão, no entanto, eles alertam que estão olhando para a sociedade ao invés de eventos específicos. Evidência arqueológica histórica tem sido interpretada como indicando que alguns elementos dos mitos, como locais específicos, monumentos e personagens, é provável que tenham existido.

 O Trabalho Acadêmico "Universal Properties of Mythological Networks" (Propriedades Universais de cadeias Mitológicas) está disponível aqui.

 Da esquerda pra direita: Táin Bó Cúailnge, Beowulf, Ilíada.

Via Past Horizonts


Nenhum comentário:

Postar um comentário