segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Presidente do Cômite Olímpico Português defende 'importação'de atletas africanos

Vicente Moura (foto ASF)
O presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, avança com uma proposta controversa para que Portugal ganhe mais medalhas em futuros Jogos Olímpicos.

«Se queremos 10 ou 11 medalhas, rápidas, então temos de mudar de caminho. Há muitos atletas africanos que querem vir para a Europa e as medalhas aparecem. 30 por cento dos atletas da Espanha não nasceram no território, são estrangeiros», afirmou o presidente do COI em declarações ao jornalistas em Weymouth, local onde se realizaram as provas de vela dos Jogos Olímpicos de Londres.

Vicente Moura diz que são precisas mudanças até 2016 para que Portugal não tenha uma «participação irrelevante» no Rio de Janeiro.

«É necessário mudar de paradigma. É indispensável mudar de paradigma, sob pena de, daqui a quatro anos, Portugal ser um país residual nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Podemos restringir a prática desportiva, podemos restringir modalidades, mas temos de tomar opções, porque, se não tomarmos essas opções, caminharemos para a desgraça de termos uma participação irrelevante no Rio de Janeiro. E isso não pode acontecer porque a opinião pública portuguesa não aceita».

Em relação à medalha de prata de Emanuel Silva e Fernando Pimenta, Vicente Moura, considera «importante para o país, mas também para a canoagem».

Nenhum comentário:

Postar um comentário