sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Primeiro-ministro e ministro da defesa de Israel querem atacar Irã

Benjamín Netanyahu 
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o inistro da Defesa Ehud Barak, são a favor de lançar um ataque contra as plantas nucleares iranianas no próximo outono (primavera no hemisfério sul) mas não tem apoio por parte dos altos cargos das Forças Armadas e dos serviços secretos, segundo analistas do jornal Yediot Aharonot.

Barak reconhece que Irã daria uma resposta ao ataque, trazendo o Hezbollah, que possui milhares de foguetes. Ao mesmo tempo expresa a segurança de que Israel pode resistir e não se converterá em uma pária aos olhos da comunidade internacional, que quer prosseguir com as sanções e negociações.

Netanyahu acredita que a atual administração dos Estados Unidos não é capaz de impedir o avanço do Irã no desenvolvimento de sua arma nuclear. Ele e Barak querem atacar antes das eleições presidenciais americanas, que acontecem em novembro.

Recentemente, o primeiro ministro disse em uma entrevista que corresponde aos políticos tomar a decisão, e cabe aos militares cumprir a ordem. Netanyahu citou que Menachem Beguin ordenou a destruição do reator nuclear do Iraque em 1981, apesar dos protestos dos militares e dos serviços secretos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário