domingo, 12 de agosto de 2012

Se amplia a presença militar americana na America Latina

Uma dirigente social hondurenha sobre a intenção dos Estados Unidos de instalar na região de Mosquita, no norte de Honduras, uma base militar que seria a maior da America Latina.

Bertha Cáceres, membro do Conselho Civil de Organizações Populares e Indígenas em Honduras (COPINH), criticou a presença militar americana na região, enquanto anunciou a intenção do país norte-americano de estabelecar mais bases militares na América latina, segundo a Radio del Sur.

De acordo com as declarações de Cáceres, os EUA pretendem implantar uma base em território hondurenho, pois o considera um ponto chave e estratégico para atacar, caso necessário, outros países da região.

Ademais, assegurou que, atualmente, as forças americanas se movem livremente em várias regiões do país centro-americano.

O plano dos EUA de financiar com 1,3 bilhões projetos na Mosquita se realiza sob pretexto da pressuposta luta contra o narcotráfico que realiza junto com o governo hundurenho; uma justificativa curiosa já Cáceres afirma que a medida que se incrementa o efetivo militar norte americano, aumenta também o negócio de drogas.

As autoridades norte-americanas negligenciam a dificil crise econômica que afeta seu povo enquanto constoem mais bases militares com a desculpa de combater o terrorismo e ocupam áreas estratégicas como em Honduras.

Segundo o inventário do Pentágono, em 2008 EUA contava com 865 instalações em mais de 40 países, vários em países latinoamericanos, entre eles Panamá, Colombia e Honduras.



Via HispanTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário