quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Separatistas de Quebec pretendem governo minoritário na próxima semana

Um partido separatista parece pronto para voltar ao poder na província canadense de Quebec, em uma eleição na próxima semana, mas é improvável que ganhe apoio suficiente para avançar com um referendo sobre a independência, de acordo com uma pesquisa divulgada na terça-feira.

O levantamento do jornal La Presse colocou a oposição Parti Québécois (PQ) em 33 por cento de apoio público, menos um ponto percentual a partir de uma pesquisa feita pela mesma empresa 12 dias antes. Quebec tem uma eleição provincial em 4 de setembro.

A recém criada Coalizão para o Futuro do Quebec (CAQ), que é liderada por um ex-ministro PQ, estava em 28 por cento, três pontos, enquanto os liberais dominantes cairam um ponto para 27 por cento. 

CROP disse que a pesquisa mostrou que o PQ tem chances de ganhar uma minoria de cadeiras na legislatura provincial, forçando-o a olhar para outras partes de apoio no governo.

Ambos os liberais e os CAQ dizem que não apoiam outro referendo sobre a independência da província predominantemente de língua francesa.

Os governos anteriores PQ realizou em toda a província votos de romper com o Canadá, perdendo por uma larga margem em 1980, mas por apenas cerca de 1 ponto percentual em 1995. A líder do Partido Pauline Marois promete realizar outro referendo se ela ganhar o poder, mas se recusa a dizer quando ocorreria.

A pesquisa mostrou que o governo Liberal do Premier Jean Charest deverá perder depois de nove anos no poder. Charest é um ex-ministro federal, que saltou para a política provincial em 1998.

A pesquisa da CROP por telefone de 1002 adultos foi realizada entre 24 e 26 de Agosto e é considerada com uma precisão de 3,1 pontos percentuais, 19 vezes em 20.

A líder do  partido Pauline Marois


Via Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário