segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cresce apoio ao partido nacionalista grego Amanhecer Dourado

Uma nova pesquisa política na Grécia mostra que o apoio a todos os principais partidos diminuiu desde as últimas eleições. O único que cresceu é o Amanhecer Dourado, aumentando sua porcentagem de 6,9% a 8,6%.

A última pesquisa mostra que o apoio para a extrema esquerda diminuiu durante o verão enquanto o nacionalismo cresceu. O Amanhecer Dourado saiu de uma constra luta nacionalista de baixo perfil até se converter na quarta força política da Grécia, com uma base de apoio mais grande que a esquerda democrática, que é parte da coalizão de governo.
Isso acontece apesar do esforço mediático para apresentar o Amanhecer Dourado com um grupo violento neonazi, enquanto cresce o número de pessoas que o vem como um autêntico movimento patriota e não extremista. A distribuição de alimentos, campanhas de doação de sangue e outras ações em benefício dos cidadãos gregos mais necessitados trouxeram muito apoio ao partido. 

As cifras em destaque são as seguintes:
Resultados eleitorais em 17 de junho para Nova Democracia 29,66% (25,8% atuais), SYRIZA 26,89% (22,8%), PASOK 12,28% (9,8%), Amanhecer Dourado 6,9% (8,6%), Gregos Independentes 7,5 (6,8%), Esquerda Democrática 6,26% (5,2), Partido Comunista Grego 4,5% (4,7%).
As objeções dos comunistas e da extrema esquerda a operação anti-imigração 'Zues Xenios' fez cair seu apoio pois a operação gerou grandes expectativas de mudança nos gregos. A respeito disso, o Amanhecer Dourado argumenta que a operação não é efetiva pois nenhum imigrante foi deportado e é só um show midiático para trazer apoio para a coalizão que governa a Grécia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário