domingo, 23 de setembro de 2012

OIEA pode estar por trás de atos de espionagem contra o Irã

Encuentran una 'piedra espía' cerca de una planta nuclear iraníSoldados iranianos descobriram uma 'pedra espiã' próxima a usina nuclear subterrânea de Fordow capaz de interceptar dados secretos provenientes dos computadores da instalação nuclear.

O achado produziu-se no mês de agosto quando um grupo de Guardas da Revolução Islâmica patrulhavam o local com o fim de revisar os cabos telefônicos e os dados de instalação de enriquecimento de urânio, segundo o 'The Sunday Times, que cita fontes de inteligência ocidentais. Ao ver a pedra, os oviciais tentaram move-la, mas ela explodiu. 

Os especialistas que examinaram o lugar da explosão encontraram os restos de um dispositivo capaz de interceptar os dados secretos dos computadores da usina de Fordow.

Na semana passado o vicepresidente da nação persa e chefe da Agência Nuclear iraniana, Fereydoun Abbasi Davani, declarou que no passado 17 de agosto se produziu uma explosão próxima a usina que cortou seu fornecimento elétrico. "Durante as primeiras horas da manhã seguinte, um inspetor da OIEA solicitou uma inspeção surpresa. Teve a mesma alguma conexão com a detonação? Quem mais que os inspetores da OIEA podem ter acesso ao complexo em um tempo tão curto para registrar e reportar danos? " questionou Davani, dizendo que "terroristas e sabotadores" poderiam ter se infilitrado na OIEA com o objetivo de sabotar o programa nuclear iraniano.

Neste sábado as autoridades iranianas acusaram a companhia alemã Siemens de implantar explosivos nos equipamentos eletrônicos que vende ao país persa para suas instalações nucleares. A Siemens negou as acusações alegando que "não tem intercambios comerciais relacionados com o programa nuclear iraniano", segundo o porta-voz da empresa, Alexandr Machowetz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário