domingo, 28 de outubro de 2012

Coréia do Norte: retratos de Lenin e Marx são retirados da Kim Il Sung Square

O mais velhos retratos de Lenin e Karl Marx que uma vez dominaram a Praça de Kim Il-Sung foram removidas, sugerindo uma mudança na direção dentro da Coréia do Norte.

O site da NKNews, que monitora desenvolvimentos em estado secreto, relatou que as severas imagens de dois pais fundadores do comunismo foram primeiro tombadas no verão, mas que nunca foram substituídas.

Lenin e Marx estiveram na praça - usada pelas paradas militares em apoio ao regime - por décadas, apesar dos Partido dos Trabalhadores da Coréia revisarem seu alvará em 1980 para substituir seus conceitos pelos de Kim Il Sung.

O comunismo foi substituído pela filosofia caseira do Juche, significando o espírito da autonomia.

Apesar de desviar dos ensinamentos de Marx e Lenin, as imagens permaneceram.

NKNews disseram que não há indicações como o porque de Marx e Lenin serem despejados da história da Coréia do Norte neste momento, apesar de não combinar com outras mudanças que tiveram sido noticiadas no Norte.

Kim Jon-Un, o líder de 29 anos, está declaradamente por trás dos esforços em melhorar as vidas do povo comum e tem feito mudanças cuidadosas para afastar o controle dos poderes militares.

Analistas acreditam que ele está também tentando ganhar o apoio do público tornando a si mesmo mais acessível e visível na vida cotidiana. Desde que assumiu o poder em Dezembro do ano passado, publicamente castigou os operários de um parque temático ruim, organizou um programa de televisão com os caráteres da Disney e se casou com uma cantora pop.

Ele tende também a ter estado por trás da decisão de substituir por outra imagem o retrato da praça de Kim Il-Sung - de seu avô vestindo uma ferroz carranca - por uma sorridente e mais agradável do fundador da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário