segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Fidel Castro recrutou membros da Waffen-SS em plena Crise dos Mísseis

O mundo nunca esteve tão perto de uma guerra nuclear como no final de Outubro de 1962. A União Soviética tinha Mísseis de médio alcance estacionados em Cuba e prontos para serem disparados, em Washington generais planejavam ataques aéreos e uma posterior invasão da ilha. Pouco antes do 50º aniversário da Crise dos Mísseis de Cuba documentos publicados pela primeira vez mostram que a situação era ainda mais critica do que se pensava. Devido a Fidel Castro fazer seu proprio jogo, de qualquer modo os já grandes atritos entre EUA e URSS poderiam se agravar.

No auge da crise, em 26 de Outubro de 1962, o Bundesnachrichtendienst (BND) de Pullach, soube que Castro recrutou ex-membros da Waffen-SS. Eles seriam orientados como instrutores para as forças armadas de Cuba, no Caribe. Também procurou ex-oficiais das tropas de pára-quedistas alemães. O salário oferecido foi cerca de quatro vezes maior do que a renda média na Alemanha: Convertidos 1000 DM em moeda cubana, e os mercenários alemães poderiam receber especialmente mais 1000 DM em qualquer moeda ocidental e pagavel em qualquer conta bancária européia. Até o momento da divulgação do relatório, quatro ex-SS teriam aceitado a oferta, apesar de confirmadamente apenas dois terem chegado em Cuba. Bodo Hechelhammer, o chefe do grupo de história do BND afirma no relatório: "Claramente mostraram os cubanos pessoal do exército revolucionário, com pouco medo do contato com passado nazista desde que servisse a sua própria causa.



Mas Castro não foi, aparentemente, apenas fazer a experiência de soldados alemães da Segunda Guerra Mundial, mas também tentou adquirir armas na Europa. Rumo a uma rede de tráfico de armas de ambas extrema direita Otto Ernst Remer e Ernst-Wilhelm Springer tentou o governo de Cuba comprar 4.000 metralhadoras belgas, ou seja, via Alemanha Ocidental.

Remer, oficial de Heer, enquadrado no regimento de elite da Grande-Alemanha foi fundamental para derrubar a Operação alquíria coordenada pelo coronel Claus von Stauffenberg e lançada em julho de 1944. A operação, um golpe de Estado perpetrado pelos militares conservadores para depor Adolf Hitler, terminou resultando em um fiasco e a execução da maioria dos seus líderes.

Curiosamente, o BND foi fundado por Reinhard Gehlen, um oficial do Exército, que se destacou por criar, na frente oriental, uma rede de espionagem conhecida por seu próprio nome. As conexões de Gehlen e seu acesso a informações relevantes foram decisivos, já que os aliados ocidentais recorreram a seus serviços após a rendição da Alemanha e da eclosão da Guerra Fria.


Divisões Waffen SS eram as unidades combatentes da SS criadas em 1940. Estas divisões foram caracterizadas por uma moral extremamente alta e uma excelente capacidade de combate e politizada a ser considerada em uma cruzada contra o bolchevismo e missão de defesa da Europa. Eles também foram muitas vezes beneficiados das melhores logística disponíveis. Até o fim da guerra, a SS tinha seus próprios laboratórios científicos e fábricas de desenvolvimento tecnológico militar, responsável por controle de armas secretas.

Via ANN e Die Welt

Nenhum comentário:

Postar um comentário