segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Gladiadores eram vegetarianos


Gladiadores eram em sua maioria vegetarianos, e a dieta consistia, principalmente, de cevada e legumes. Eles não eram tão pobres para não poderem comprar carne nem ferrenhos defensores dos direitos dos animais; em vez disso, sua dieta rica em carboidratos os fez ganhar massa, o que protegia ambos lutadores durante os combates e os faziam parecer mais espetaculares, o que agradava as multidões.

Um sítio de 60 metros na cidade de Éfeso (agora no oeste da Turquia), à beira da estrada que originalmente conduziu do centro da cidade para o Templo de Artemis, é o único cemitério de gladiadores conhecido no mundo. O terreno contém os corpos de aproximadamente 60 gladiadores. Karl Grossschmidt, o paleo-patologista da Universidade Médica de Viena, recentemente liderou um projeto de pesquisa sobre a vida dos gladiadores, a dieta de um gladiador e as causas de suas mortes. 

Cientistas realizaram análises isotópicas dos fragmentos ósseos do cemitério, aferindo elementos químicos vestigiais tais como cálcio, estrôncio e zinco.Os resultados do estudo foram relatados em um artigo de Andrew Curry publicado na edição de novembro / dezembro da Archeology Magazine (uma publicação do Instituto Arqueológico da América).



Em relatos recentes sobre a vida de um gladiador estes são frequentemente referidos como hordearii , que significa literalmente "homem de cevada". Os resultados da análise óssea revelam que gladiadorem comiam consideravelmente mais plantas e muito menos proteíne animal se comparados com um habitante comum de Éfeso. Suas dietas eram ricas em carboidratos como cevada e legumes, que os fazia ganhar peso.

As camadas adicionais de gordura subcutânea ajudava a protegê-los de feridas superficiais durante as lutas. No entanto, em suas dietas faltava em cálcio e eles supostamente bebiam cervejas de madeira carbonizada ou cinzas de ossos, que continham níveis particularmente altos de cálcio, para manter seus ossos fortes.



Via History Today 

Nenhum comentário:

Postar um comentário