segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Orçamento militar: potências asiáticas se armam até os dentes!

Orçamento chinês triplicou em dez anos


Os gastos militares das principais potências asiáticas aumentaram dramaticamente na última década. China lidera a tendência, tendo quadruplicado seu orçamento bélico desde o ano 2000.

O orçamento total de guerra da China e outros quatro países - Índia, Japão, Coréia do Sul e Taiwan - duplicou nos últimos dez anos até os 224 bilhões de dólares em 2011. Se espera que superem os gastos militares da Europa este ano, segundo um estudo revelado nesta Segunda-Feira.

O Centro de Estudos Estratégicos Internacionais, com sede em Washington, previu que estas estatísticas assegurarão que os Estados Unidos cumpra com seu plano para transferir seu foco estratégico para a Ásia-Pacífico.

O orçamento militar da China atualmente é o segundo depois dos Estados Unidos, país que destina mais de 600 bilhões de dólares anualmente de suas arcas para fins militares.

Os gastos da China para a defesa saltaram dos 22,5 bilhões em 2000 aos 89,9 bilhões em 2011, segundo os dados oficiais proporcionados pelo Governo chinês.

Mas o estudo admite, citando várias avaliações independentes, que os gastos militares do gigante asiático poderiam ser muito maiores. Assim o Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo situou o orçamento de guerra para 2011 em 142,2 bilhões de dólares.

Analistas de ICD Reasearch estimam que nos próximos cinco anos o país asiático manterá o atual ritmo de aumento de seu orçamento militar, podendo alcançar para 2017 os 174,9 bilhões de dólares.

Nos últimos anos, o crescente gasto militar chinês despertou a desconfiança não só do Japão, Coréia do Sul, Filipinas e Vietnã, que o criticam por sua atitude agressiva e por rivalizar diretamente com eles, mas também os Estados Unidos que tenta expandir seu poderio militar na Ásia.

China salientou que o objetivo deste aumento orçamentário é reduzir a lacuna tecnológica que tem respeito com Estados Unidos e insiste que seu desenvolvimento militar não supõe uma ameaça a nada.

Via RT

Texto completo en: h

Nenhum comentário:

Postar um comentário