quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Uma Stonehenge sueca?

Uma tumba de 5500 anos provavelmente pertencente a um líder da Idade da Pedra foi descoberta em um monumento megalítico em forma de navio chamado Ales Stenar (Pedras de Ale). O túmulo, na Suécia, foi provavelmente roubado das pedras para construção do monumento da Era Viking.

"Encontramos vestígios - em sua maioria marcas - de grandes blocos", disse o archeólogo Bengst Söderberg do Conselho Sueco do Patrimônio Nacional. "A minha convicção é de que algumas pedras, pelo menos, estão de pé sob a configuração de navio."



Situado em um penhasco à beira-mar na vila de Kåseberga se levanta-se Ales Stenar, ou Pedras de Ale, 59 blocos maciços dispostos ao longo de 67 metros em um esboço de um navio. A maioria dos pesquisadores acreditam que a estrutura do navio tem 1400 anos de idade, e seria um monumento funerário do final da idade do ferro Sueca. A lenda local afirma que o mítico rei Ale repousa sob o sítio.

Os megalítos de Ales Stenar, alguns dos quais pesam mais de 1800 quilos, possuem distintivas marcas semelhantes às encontradas em outros sítios da Idade da Pedra. Então, pesquisadores se perguntam se as pedras foram roubadas de um monumento ainda mais antigo, disse Söderberg à LiveScience. Mais fotos aqui.

Em 2006 arqueólogos usaram sensores magnéticos e radares para mapear a área subterrânea e encontraram uma estrutura maior com cerca de 165 metros de diâmetro, com um centro retangular de 20 por 8 metros.

Na semana passada, a equipe finalmente cavou uma pequena cova através do centro do círculo e revelou marcas de pedras gigantes que foram removidas há muito tempo. Embora a equipe não tenha encontrado o esqueleto, as marcas ssugeriam que o local era uma câmara mortuária do final do Neolítico chamado dolmen - várias pedras verticais com uma rocha horizontal acima de onde o corpo seria colocado.


Fotos de Annika Knarrström

"Todas as pedras foram levadas. Eu diria que muito provavelmente elas está de pé a 40 metros de distância do dólmen onde a confuguração de navio se situa", disse Söderberg.

Baseado no layout, o dólmen pode ter até 5500 anos de idade - possivelmente mais velho que Stonehenge. A grande câmara mortuária muito provavelmente pertenceu a um chefe local ou de um clã dirante a era neolítica, afirma. Devido haver pouca evidência de um anel externo, os pesquisadores ainda não estão certos sobre o seu uso e se é tão antigo quanto o dólmen.

Milhares de dólmenes estão espalhados pela Escandinávia, embora civilizações posteriores tenham roubado as pedras para construção de igrajes e outras estruturas.

Os monumentos de rochas gigantes que mesmo nossos antepassados da Idade da Pedra tinham un senso de continuidade e posterioridade, disse Magnus Andersson, do Conselho Sueco do Patrimônio Nacional em um e-mail.

O novo sepulcro também mostra esse ponto em particular, com seus penhascos estonteantes com vista para o mar Báltico, tem inspirado pessoas de diferentes idades, acrescenta.

"O lugar cênico sobre o cume deve ter atraído pessoas de todos os tempos. Isso mostra que as pessoas por um longo período puderam construir seus monumentos e realizar suas cerimônias nos mesmos locais."



Via Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário