quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Aumenta o número de partidários do separatismo nos Estados Unidos

Sete dos cinquenta estados americanos, uma semana após a reeleição de Obama, reuniram a quantidade necessária de assinaturas para exigir à Casa Branca a se pronunciar sobre a aua petição de independência.



Os estados que votam tradicionalmente por candidatos republicanos tais como Texas, Louisiana, Carolina do Norte, Alabama, Georgia, Tennessee e incluindo a pró-democratas Flórida, reuniram mais de 25 mil assinaturas necessárias para exigir que se estude suas reivindicações de secessão.

Texas, considerado bastião do conservadorismo, reuniu mais de 100 mil assinaturas para exigir o status de Estado independente. Esse é o único estado que se incorporou à federação com o direito a se separar dos EUA. Entre sua separação do México (1836) e incorporação (anexação) aos EUA (1846) Texas existiu como uma republica independente.

Segundo a petição do Texas, este estado tem um orçamento equilibrado e é a décima quinta maior economia do mundo, de modo que sua separação dos EUA é bem provavel.

As petições dos outros estados foram publicadas no site da Casa Branca na seção "We the people" e representam a expressão da opinião pública que requer uma resposta oficial das autoridades federais.

Ademais, essas são uma reação ao confrontamento político que se intensificou no país e uma divisão na sociadade estadounidense no que concerne no caminho do desenvolvimento do país.

Em 1860 e 1861 foram as últimas vezes em que 11 estados se separaram dos EUA após a reeleição do presidente Abraham Lincoln e criaram uma confederação independente. Logo começou uma guerra civil na qual os EUA foram restituidos em 1865.

Nenhum comentário:

Postar um comentário