terça-feira, 27 de novembro de 2012

Estudiosos de Cambridge investigarão se as máquinas poderiam chegar a "exterminar a humanidade"

Sob o título de "Centre for the Study of Existential Risk" (Centro de Estudos de Risco Existencial), a Universidade de Cambridge planeja abrir um centro que, entre outros, estude os riscos sobre a evolução da Inteligência Artificial para a humanidade. Um espaço onde se estudará a possibilidade de que em um momento do futuro, a tecnologia possa ter o potencial de ameaçar a nossa própria existência.



Algo assim como o estudo do "Exterminador do Futuro", onde destacados acadêmicos passaram a estudar a ameaça que poderiam representar os robôs para a humanidade. De acordo com o Daily Mail, quatro temas serão estudados: a Inteligência Artificial, a mudança climática, uma guerra nuclear e o uso da biotecnologia.

A idéia de que as máquinas poderiam assumir o controle da humanidade já foi tema em muitos clássicos da ficção científica, sendo provavelmente "Exterminador do Futuro" o filme mais famoso a abordar esse assunto.

Muito antes, em 1965, John Good escreveu um artigo na revista New Scientist sob o título de Speculations onde falava pela primeira vez de uma máquina ultra-inteligente. Good é um matemático da Universidade de Cambridge e criptógrafo, um cientista da computação amigo de Alan Turing que escrevia sobre um futuro próximo onde se construiria uma primeira máquina ultra-inteligente, um equipamento que seria a última invenção que a humanidade teria que realizar, já que levaria com ela a "explosão de inteligência".

Via alt1040

Nenhum comentário:

Postar um comentário