quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mulheres imigrantes apresentam falsas denúncias de maus tratos para ganhar assistência social



A Guarda Civil de Almería prendeu 18 integrantes de uma organização criminosa que colocava mulheres imigrantes em contato com homens com residência legal na província, para regularizar sua situação no país. Eles concordavam em apresentar falsas denúncias de violência de gênero para receber a assistência pública correspondente.

Foram detidos três organizadores da trama, mais 6 homens e 9 mulheres que participaram na fraude. Até o momento, a investigação pode determinar pelo menos 14 denúncias falsas.

Os agentes notaram o aumento das denúncias por violência de gênero entre marroquinos, nas que coincidiam uma série de caracterísitcas e padões comuns. Após as primeiras averiguações se localizou um grupo organizado por três marroquinos que se dedicavam a buscar mulheres marroquinas em situação irregular. Era a oferecida a legalização simulando serem vítimas de violência de gênero, além de conseguir as ajudas econômicas que as vítimas destes delitos recebem na Espanha.

ayudas-sociales
Para isso contavam com homens marroquinos com a situação regularizada, aos quais eram oferecidos entre 2000 e 4000 euros para fingir ser marido e agressor da mulher, com a promessa de que quando esta conseguisse residência legal a denúncia seria seria retirada e arquivada.

Uma vez feita a denúncia e com a sentença provisória, as mulheres se dirigiam para a Oficina de Estrangeiros de Almería, onde apresentavam um pedido de residência e trabalho por circunstâncias excepcionais, conforme sua condição de vítimas de violência. Nos casos investigados até o momento essas ajudas eram concedidas em até um mês.

Quando as mulheres conseguiam a regularização, davam ao suposto marido o dinheiro combinado, bem como aos membros da organização. 

Uma das detenções aconteceu no porto de Almería, quando uma das implicadas tentava voltar ao Marrocos após saber da investigação policial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário