quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Palestina se torna estado observador da ONU

A Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou por maioria absoluta uma resolução que reconhece a Autoridade Nacional Palestina (ANP) como um estado observador não-membro.

Em uma votação direta no plenário da Assembléia Geral, a resolução promovida pelo presidente palestino, Mahmoud Abbas, recebeu 138 cotos a favor, 9 contra e 41 abstenções.



Israel perdeu desta vez até mesmo alguns de seus aliados europeus. Embora se contasse dizer "não" igual a se abster, vários membros da União Européia evitaram o rechaço mais agressivo do voto contra. A Alemanha era o europau mais decidido a votar com Israel e no final preferiu se abster como o Reino Unido, Holanda e Bulgária. A Itália, que iria votar contra, secolheu "sim". Assim Israel se viu quase sozinho em seu voto contrário, junto com Estados Unidos, Canadá, República Tcheca, Panamá, Nauru, Paulau, Micronésia e Ilhas Marshall.

Desde 1988, a missão palestina senta na Assembléia Geral como "entidade" observadora e a mudança não deu mais poderes práticos em Nova York, mas pode entrar outras agências da ONU, como o Tribunal Penal Internacional. Qualquer movimento para processar Israel, poderia desencadear sanções econômicas. Enquanto Israel moderou sua posição e não tem planos para agora de bloquear o retorno dos impostos que coleta dos palestinos, a ajuda externa dos EUA pode ser bloqueada no Congresso.



Via El Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário