domingo, 2 de dezembro de 2012

Israel confisca milhões de dólares da Palestina

 
 O governo israelense decidiu reter cerca de 120 milhões de dólares dos fundos da Autoridade Palestina. Se trata dos impostos arrecadados por Israel para a AP, que são destinados a pagar os salários dos funcionários da Autoridade.
O primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu decidiu usar o dinheiro para compensar a dívida que a Autoridade Palestina tem com a Companhia Elétrica de Israel, diz o jornal 'Haaretz'.

Segund o portal Ynet, a medida tem como objetivo responder a resolução da ONU de conceder para a Palestina o status de Estado observador não membro. A iniciativa de elevar o status palestino foi apoiada por 138 países, com 9 contra e 41 abstenções.

“Esta foi uma provocação palestina e uma tentativa de avançar seu estado sem reconhecer Israel" disse o ministro de finanças israelese Yuval Steinitz. "Falamos aos americanos que se os palestinos entrassem na ONU, isso teria consequências" completou.

Cada mês Israel entrega para a Palestina milhões de dólares por direitos de aduana, aplicados nas mercadorias transportadas através de portos israelenses e destinadas aos mercados palestinos. Estes impostos formam grande parte do orçamento palestino.

As transferências estão reguladas pelo Protocolo de Paris de 1994. Mas Israel frequentemente bloqueia estes fundos como resposta a acontecimentos políticos considerados prejudiciais.

Anteriormente as autoridades israelenses aprovaram a construção de mais 3 mil casas nos assentamentos judeus em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia, territórios ocupados por Israel.
CIN

Um comentário:

  1. Os narigudos podem tudo, e o mundo corrupto, vassalo e covarde, assiste!

    ResponderExcluir