quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Náuatles criam sua própria polícia ante a violência institucional

Dez comunidade náuatles do núcleo comunal de Temalacatzingo constituiram formalmente a Polícia Cidadã e Popular (PCP), com mais de 100 integrantes, entr os quais se encontram também mulheres. No ato de repúdio a Enrique Peña Nieto como presidente imposto do México, vieram representações de Cualac, Chilpancingo, Morelos, a Univerdidade Autonoma da Cidade do México, a Frente Popular Revolucionária, Brigada da justiça e várias aldeias de La Montaña.



A constituição do PCP foi consultada e aprovada em assembléias populares e existe principalmente ante aos ataques de violência, crime organizado e violência institucional que tem prevalecido na área.



Temalacatzingo é uma comunidade estabelecida desde os tempos pré-hispânicos em La Montaña del Guerrero, onde se fala Nahuatl como na maioria das outras comunidades e onde se faz trabalhos artísticos com laca.

Atualmente, disseram os membros do conselho, "continua o ataque neoliberal distruindo o planeta além de continuar seus embates de repressão como se deu nos protestos contra Peña Nieto, em que a Frente Nacional protestava contra a imposição (do presidente), assim como ocorreu com os estudantes em 68 ou os indígenas massacrados em Acteal"

Ver mais em Los Angeles Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário