quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Parte da Antártida argentina com nome britânico

 As terras ao sul da Antártida Argentina foram nomeadas ontem pela Grã Bretanha como "Terra da rainha Elizabeth". Tais terras na Argentina não têm nome. Quê disse o tratado antártico a respeito...O Departamento de Assuntos Exteriores (Foreign Office) do governo da Grã Bretanha oficializou nesta Terça-Feira a resolução pela qual chamará "Terra da rainha Elizabeth" uma porção do território na Antártida.

O anúncio realizou o chanceler britânico William Hague, no marco da visita que a monarca realizou ao ministério de Relações Exteriores, como parte das celebrações do chamado Jubileu de Diamantes, a comemoração pelo 60º aniversário de sua ascenção ao trono.

A área de 437.000 quilômetros quadrados está localizada na parte sul do território antártico que Londres autoproclamou como soberano em 1908, quatro anos depois do início das investigações científicas argentinas no continente branco.

"O Território Antártico Britânico é um membro único e importante da rede dos quatorze Territórios de Ultramar do Reino Unido. Reconhecer o compromisso do Reino Unido com a Antártida, com uma associação permanente a Sua Majestade, é uma grande honra", comentou Hague na reunião de ministros. Em seu comunicado de imprensa, o Foreign Office evitou assinalar que o território é reclamado pela Argentina e Chile.

Segundo se anunciou, o nome da Terra da Rainha Elizabeth ficará oficializado para os mapas britânicos, enquanto que "o resto dos países decidirão se reconhecem ou não este nome", explicou a Chancelaria do Reino Unido. Londres assegurou que a nomeação se realizou "sobre a base que a área atualmente não têm nome e se requere um para fins científicos ou logísticos". O Reino Unido exigiu seu território no continente em 1908, mas não foi até 1962 quando passou a formar parte de sua rede de territórios em ultramar.

Nomenclatura argentina
A Argentina não batizou tal região nem tampouco tomou nomenclatura estrangeira como se adotaram outros países como por exemplo Chile, que as denomina Terra Edith Ronne (primeira mulher norte-americana expedicionário ao polo). Em tais terras se encontra o Macizo Armada Argentina, batizado assim pelo país.

Uma aposta forte em resposta à ação britânica seria que a Argentina também batizasse a região, com algum nome de herói ou expedicionário antártico da Argentina.

O que diz o Tratado
 Artigo IV, inciso 2. Nenhum ato ou atividade que se leve a cabo enquanto o presente Tratado se faz em vigência constituirá fundamento para se fazer valer, apoiar ou negar uma reclamação de soberania territorial da Antártida, nem para criar direitos de soberania nesta região. Não se farão novas reclamações de soberania territorial na Antártida, nem se ampliarão as reclamações anteriormente feitas valer, enquanto o presente Tratado se encontre em vigência.

Que Grã Bretanha tenha nomeado uma região, não a fará mais ou menos dona de tal território. Em seu caso, Argentina poderia fazer o mesmo. Na geografia antártica existem diversos nomes para mencionar uma mesma região ou bloco de gelos, segundo a história própria de cada Estado com direitos no continente branco. A diferença radicará em quantos Estados agreguem ou não o nome colocado, pois com o tempo, prevalecerá um só para evitar confusões e ele dependerá das relações que cada um dos países tenha entre si.


Via Elmalvinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário