quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Putin insta às mulheres russas para terem três filhos

 

O presidente Vladimir Putin instigou aos russos para terem pelo menos três crianças, e ele disse que uma nação renascente deveria ser um poder confidente e "influente" no estágio global.

Em um discurso de Estado-nação otimista em Moscou na Quarta, Putin prometeu combater a corrupção, criar milhões de novos empregos e impulsionar o poder militar russo, enquanto alertava que a intromissão estrangeira nos interesses internos do país seria inaceitável.

Ele clamou que o país compartilhasse de valores democráticos, acrescentando: "a democracia russa é o poder do povo russo com suas próprias tradições de uma nação autônoma, e não a realização de padrões impostos de fora".

Putin também destinou a inimigos internos e externos quando sugeriu uma ligação entre os dois, dizendo que "chinovniki" (oficiais estatais) - muitas vezes vistos como corruptos se curvam ao enriquecimento - deveriam ser previnidos de manter seu dinheiro no exterior. 

"Que fé pode existir em um 'chinovnik' ou um político que diz grandes coisas sobre o bem-estar da Rússia enquanto tenta com seus meios, seu dinheiro no estrangeiro?" perguntou aos MPs e altos-funcionários. "Eu peço a vocês o apoio à legislação para limitar os direitos dos oficiais estatais e políticos às contas e ações bancárias estrangeiras."

Acrescentou: "Interferência externa direta ou indireta em nossos processos políticos internos é inaceitável. Qualquer pessoa que recebe dinheiro do estrangeiro para sua atividade política e para servir à interesses nacionais alienígenas não pode ser um político na Rússia."

As observações do presidente vieram depois de uma lei que foi recentemente introduzida, obrigando organizações não-governamentais (ONGs) envolvidas em "atividade política" chamar a eles de "agentes estrangeiros" se eles receberem financiamentos estrangeiros.

Também, nesse discurso, Putin louvou medidas recentes para dar pagamentos em dinheiro e outros benefícios à mães que tiverem um segundo filho. O índice atual mostra uma média de 1.7 criança nascida para cada mulher russa, mas o presidente instou um salto no crescimento familiar.

Novos pagamentos para aquelas que tiverem uma terceira criança começariam no próximo ano, ele disse. "Demógrafos afirmam que escolhendo ter uma segunda criança é uma chance em potencial em favor de uma terceira", acrescentou. "É importante que as famílias tomem este passo...estou convencido de que a norma na Rússia deveria se tornar uma família com três crianças."

Para alcançar este objetivo, ele disse, a mulher necessita ser provida com a oportunidade de continuar a trabalhar, então que "não devem temer que em ter uma segunda criança ou terceira percam sua carreira".

Putin há muito tempo equiparou o declínio demográfico russo nas últimas décadas com uma potente ameaça de segurança. Na Quarta, ele acrescentou: "Com fim de que a Rússia seja um forte e soberano país, deve haver mais de nós e nós devemos estar melhor em moralidade, em nossas competências, nosso trabalho e nossa criatividade". 

Para aplaudir, o presidente disse que houveram já sinais de que o declínio demográfico russo está se revertendo, e a população cresceu em 200.000 nos últimos nove meses desse ano. "O índice de natalidade está em pelo menos acima da mortalidade", ele disse.

Um censo de 2010 colocou a população total da Rússia em 143.000.000.

Anunciando um amontoado de outras medidas sociais e econômicas, Putin disse que espera criar 25m empregos até 2020.

Ele fez promessas de varredura para desenvolver a indústria , incluindo força-aérea e naval, e disse que os setores militar e espacial do país devem ser modernizados. "Nosso poder militar é a garantia da segurança e independência da Rússia", ele disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário