sábado, 19 de janeiro de 2013

Irã planeja excluir dólar e euro nas transações comerciais


O ministro da Economia e Finanças do Irã, Shamsedin Huseini, notificou na Segunda-Feira que planeja excluir o Dólar e o Euro de suas transações comerciais no exterior em resposta às sanções impostas pelos EUA e Europa ao país persa por seu programa de energia nuclear.

"Em conformidade com uma decisão tomada pelo grupo de trabalho do Gabinete, o dólar e o euro serão eliminados de maneira gradual do comércio do Irã com outros países", salientou.
  
Hoseini fez-nos conhecer a medida do Governo em marco de uma reunião de diretores de entes fiscais dos países membros da Organização de Cooperação Econômica (ECO, pela sigla em inglês) que se celebra em Teerã, capital iraniana.

O ministro salientou que uma mudança no modelo de comércio reduziria a necessidade do país a moedas como o dólar e euro.

Acrescentou que os sócios comerciais do Irã acolheram com satisfação a decisão, devido à desvalorização do dólar por um lado e a crise financeira do Ocidente pelo outro.

Em princípios de 2012, EUA e União Europeia (UE) impuseram sanções financeiras contra Teerã, ademais do embargo petroleiro, alegando que o programa de energia nuclear do país persa peprsegue fins bélicos.

Irã rechaçou tais acusações, assinalando que, como membro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e assinante do Tratado de Não-Proliferação (TNP), tem direito a adquirir e desenvolver energia nuclear com fins pacíficos.

Assim, o país persa advertiu em reiteradas ocasiões sobre a negativa repercussão que deixarão as sanções antiiranianas na economia mundial


Via ANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário