sábado, 26 de janeiro de 2013

OTAN declara "operacional" sua primeira bateria de mísseis Patriot na Turquia

A primeira das seis baterias de mísseis Patriot instaladas na Turquia, sob o controle e comando da OTAN está "operacional", como relatado pela Aliança Atlântica em um comunicado neste sábado.

"Esta bateria fornecida pela Holanda servirá para proteger a cidade e as pessoas de Adana, para proteger a cidade e suas pessoas de potenciais ameaças de mísseis", de acordo com a nota oficial, em referência ao pedido de proteção feito pelo Governo Turco para se defender de um suposto ataque da Síria.



Além de Adana, também haverão baterias em Kahramanmaras e Gaziantephave. A OTAN espera que todo o sistema esteja "disponível e operacional" nos "próximos dias" e reiterou que a implantação das baterias tem uma finalidade "eminentemente defensiva" e "em nada servem para restringir o espaço aéreo ou para apoiar uma operação ofensiva ".

Como as outras instalações enviadas à Turquia pelos EUA e Alemanha, a bateria neerlandesa conta com um radar multifuncional, uma cabine de comando, vários caminhões com unidades de lançamento de até 16 mísseis.

Via Europa Press e RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário