quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Toufan 2: O novo Helicóptero iraniano de fabricação nacional

O Irã apresentou seu último helicóptero de combate Toufan 2 (Tempestade 2) durante uma cerimônia na qual estava presente o Ministro da Defesa Ahmad Vahidi.

Durante o evento, Vahidi declarou que a aeronave pertence a uma nova geração de helicópteros de combate e dispóe de tecnologias modernas e avançadas, incluindo mira de alta precisão. Assinalou que o Toufan 2 emprega as mais novas realizações nacionais iranianas em eletrônica, óptica, laser e armamento.



A aeronave está equipada com sistemas de armas avançadas, incluindo mísseis anti-tanques, lança-foguetes, metralhadora 20 mm e goza de grande mobilidade. Foi elogiado como símbolo da criatividade e auto-suficiência frente às sanções inimigas, aumentando dramaticamente o poder de combate das forças armadas iranianas uma vez que comece sua produção em massa, declarou Vahidi.

Desenvolvido pela Organização de Industrias de Aviação do Irã (IAIO), Toufan 2 estreiou no sexto e último dia dos exercícios navais que ocorrem no estreito de Ormuz até o Oceano Índico.

Irã também deu a conhecer seus primeiros helicópteros de fabricação nacional durante a cerimônia de inauguração da Sexta Exposição da Industria da Aviação em 12 de dezembro de 2012. Os helicópteros Panha 1 e 2 foram desenhados para levar a cabo operações militares e operações logísticas, com capacidade de transportas 14 e 8 passageiros respectivamente. Por último, o Shahriar, helicóptero bimotor com capacidade para 20 passageiros, foi exibido também na cerimônia de 2012 na Ilha de Kish no sul do Irã.

Teerã deu continuidade um programa de desenvolvimento de armas durante a guerra do Iraque de 1980-88 imposta sobre o Irã, para compensar o embargo de armas pelos Estados Unidos. Desde 1992, Irã produziu seus próprios tanques, blindados, míssies e aviões de combate, conquistando grandes êxitos no setor de defesa e alcançando a auto-sufuciência em equipamentos militares essenciais e sistemas.



A República Islâmica deixou claro em várias ocasiões que seu poderio militar se baseia meramente na doutrina da defesa da nação ante a intimidações e não representa nenhuma ameaça a outros países.

Via El Ministerio

Nenhum comentário:

Postar um comentário