terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Argentina: conferência do Proyecto Sur busca expulsar Monsanto da América Latina


No marco de uma crescente mobilização nacional contra monsanto, com fortes repercussões nas Malvinas Argentinas, província de Córdoba, e também em Buenos Aires e ante a iminente apresentação de um projeto de lei de patenteamento de sementes anunciado por parte do Governo Nacional, se realizou a conferência "Resistindo a Monsanto: cidadãos e chacareiros do norte e do sul", organizada pela equipe legislativa VerdealSur, coordenado pelo deputado da CABA Pablo Bergel (Projeto Sul).

Da atividade participaram Percy Schmeiser, Granjeiro canadense e María Godoy, uma das Mães do Bairro Ituaingó Anexo de Córdoba; ambos ganharam cada um julgamentos, um contra Monsanto por cobrança de sementes patenteadas, os outros pelos desastres sanitários das fumigações. Participaram, além deles, os deputados nacionais Fernando "Pino" Solanas e Jorge Cardelli (Projeto Sul), Mario Cafiero, presidente do Projeto Sul Província de Buenos Aires e pedro Peretti, da Federação Agrária Argentina (FAA).

"O patenteamento de sementes que impulsiona a corporação Monsanto e seus lobbistas no Estado, encabeçados pela própria presidenta Cristina Fernández e seu Ministro Yauhar constitui um novo estatuto legal e seminal de colonização", denunciou o deputado Pablo Bergel na abertura da conferência.

"As primeiras vítimas serão os agricultores familiares e os chacareiros pequenos e médios que como servos medievais, terão que pagar anualmente sua gabela ao senhor dos transgênicos. Imediatamente depois, os cidadãos do campo e das cidades, vítimas crescentes de enfermidades e mortes provocadas pelas fumigações dos agroquímicos Monsanto, e em terceiro lugar, todos os cidadãos consumidores só encontramos nas gôndolas que 80% dos alimentos contêm transgênicos daninhos para nossa saúde, sem que nenhuma etiquta nos advirta nem nenhum governo nos proteja", agregou.

Por sua vez, Percy Schmeiser, chacareiro de Bruno, Canadá, que se converteu em um símbolo internacional dos direitos dos agricultores independentes por sua batalha legal de mais de dez anos com a corporação de agroquímicos Monsanto, expressou: "Se algo nos vai levar a ter mais fome no mundo são os transgênicos, nós do Canadá temos tido transgênicos durante 16 anos e o dano já se fez. Façam tudo que seja possível na Argentina para que não se incorporem, senão os granjeiros vão perder sua liberdade e independência. Hoje têm a chance de eleger, mantenham os transgênicos fora da Argentina. Ponham-se de pé e lutem por seus direitos e liberdades, não se entreguem a uma corporação".

Maria Godoy, uma das pioneiras em reclamar às autoridades e a difundir a problemática do uso de agrotóxicos e suas consequências para a saúde de Córdoba salientou: "A luta contra a Monsanto tem que seguir, temos uma tarefa em comum, salvando todas as diferenças, unidos com um mesmo objetivo, que é tirar a Monsanto das Malvinas Argentina, Córdoba e de toda América Latina. Se tiramos a Monsanto, vamos ter uma Lei de Sementes como quer o povo, vamos conseguir que as sementes sejam nossas e isto é soberania alimentícia, se perdemos nossa soberania alimentícia, perdemos nossa soberania como país".

Da conferência participou também Fernando "Pino" Solanas, Deputado Nacional, que anunciou que "a Monsanto inverteu milhões de dólares para adquirir empresas de sementes em todo o mundo, e terminou controlando a química e a agricultura. O destino final é tomar a alimentação mundial e através dos OGM (organismos genéticamente modificados) e de sistemas de patentes que lhe outorgariam a propriedade das sementes".

Por sua vez, Pedro Peretti, da Federação Agrária Argentina (FAA) salientou: "Necessitamos de uma lei que ponha limites às multinacionais, e não que beneficie o modelo de 'sojização', de monocultivo e de concentração de terras, é uma tarefa do Estado, ele tem de regular. São grupos e interesses muito poderosos, e para derrotar precisamos nos unir e não nos dividir artificialmente".

Mario Cafiero, Presidente do Projeto Sul Província de Buenos Aires, manifestou que "Argentina leva aprovados 27 eventos de transgênicos dos quais os Kirchner aprovaram 20. A contaminação não termina no campo, mas na mesa de cada um dos argentinos, hoje como país somos um contraexemplo. A questão ambiental não é só a megamineria, também é comida os grãos, ainda que os sócios econômicos que estão atrás de todos estes empreendimentos são os mesmos".

Em coincidência com Cafiero, Jorge Cardelli, Deputado Nacional e autor de um projeto alternativo da Lei de Sementes, expressou: "O Estado tem uma grande responsabilidade na preservação da biodiversidade e das culturas originárias. Hoje isto não se defende e a ideia do projeto é ver se podemos gerar uma lei neste sentido. Temos que dar-lhe força a um planejamento político e estatal neste tema. Se seguimos com a velha lei, Monsanto nos destrói".

Via Infosur

Nenhum comentário:

Postar um comentário