sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Evo Morales: Terrorismo e democracia é pretexto para saquear outras nações

O terrorismo, a democracia e o narcotráfico se converteram em uma desculpa para as potências mundiais que pretendem intervir nos assuntos interior de outras nações, seu objetivo: saquear suas riquezas naturais para "benefícios próprios", assim declarou nesta Sexta o presidente boliviano Evo Morales.
"Alguns impérios e potências com qualquer pretexto nos usam para benefício deles mesmos (...) Usam a democracia, o terrorismo e o narcotráfico para realizar intervenções e se adonar de nossos recursos naturais", sustentou Morales da III Cúpula da América do Sul e África (ASA), que se realiza na Guiné Equatorial.
Segundo suas palavras, o mandatário latinoamericano citou o saque praticado no passado na África e América Latina.
"Depois de tantos anos de saques na Bolívia, por exemplo, começamos a nacionalizar estes recursos naturais", salientou a autoridade para logo acrescentar: "Na Bolívia teve uma longa luta por parte de nossos antepassados pela soberania da Bolívia".

Do mesmo modo, o máximo responsável do Governo no país andino destacou as condições de seu país depois de que ele chegou ao poder no ano de 2006. Morales ressaltou a expulsão do embaixador estadounidense na Bolívia, Philip Goldberg, quem a seu juizo, tentava planejar um golpe de Estado.

"Quando cheguei à Presidência da Bolívia (em 2006) o Estado Maior dos Estados UNidos estava nas Forças Armadas bolivianas e depois de distanciarmo-nos destas instâncias internacionais, militar, política e econômicamente estamos bem e melhor do que antes", enfatizou.

Em outra parte de suas declarações na cúpula, Morales fez referência à capacidade dos países pequenos de organizar grandes eventos internacionais, tal como está fazendo o governo de Guiné Equatorial como organizador da III Cúpula ASA.

A III Cúpula do Foro de Cooperação América do Sul-África (ASA) começou na Quarta com uma reunião de especialistas e ministros e continua nesta Sexta a nível de chefes de Estado e de Governo, sob o lema "Estratégias e Mecanismos para fortalecer a Cooperação Sul-Sul".

O foro estabelecido a iniciativa de Nigéria e Brasil, oficializou sua primeira reunião em 2006, na capital nigeriana, Abuya, e a segunda em Caracas, capital de Venezuela, em 2009.


Via Hispantv

Nenhum comentário:

Postar um comentário