sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Histórico reconhecimento da África à soberania argentina nas Malvinas

A postura dos países africanos se reflete na "Declaração de Malabo", que foi aprovada hoje na II Cúpula America do Sul - África.



A declaração "inclui também a reivindicação argentina contra os fundos oportunistas, e contém medidas para promover programas e projetos de cooperação Sul-Sul entre ambas regiões", conforme o informado.

Do Ministério de Relações Exteriores foi interpretado que "o documento constitui uma vitória diplomática para o nosso país, pois é a primeira vez que toda a África se soma ao nosso continente em declarar os legítimos direitos da República Argentina na disputa da soberania das Ilhas Malvinas".

O documento, além disso, "exorta o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte a retomar as negociações com a República Argentina pra encontrar o quanto antes uma solução justa, pacífica e definitiva para a disputa, em conformidade com as resoluções relevantes das Nações Unidas e outras organizações regionais e internacionais".

O chanceler Timerman agradeceu esta manhã de Guiné Equatorial a solidariedade dos Chefes de Estado e de Governo e Ministros de Relações Exteriores que participaram do plenário da III Cúpula do Foro América do Sul - África (ASA), e observou que "a África é hoje prioridade na nossa política externa".

"Ilustrativo disso é a decisão do governo argentino em reabrir e abrir várias sedes diplomáticas. Estamos nos instalando na Etiópia, em breve em Moçambique e seguiremos com a reabertura de outras representações no continente", assegurou.

Via ANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário