segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Inglaterra não desejaria acordo com Malvinas por riquezas na Antártida


Reino Unido e EUA não estão interessados em uma solução real com Argentina quanto ao conflito das ilhas Malvinas porque estão interessados na Antártida, asseguram especialistas.

"EUA nunca vai estar interessado em que haja uma resolução real, porque como aliado do Reino Unido ambos estão interessados na projeção estratégica da ocupação da Antártida", considera o presidente do Instituto de Estudos Estratégicos Malvinas, Patagônia e Ilhas do Atlântico Sul, Francisco Pestanha.

Seguno o especialista, "se bem as ilhas são pequenas em extensão, são grandes em projeção, porque permitiriam Inglaterra logo reclamar um setor do território antártico".

No entanto, o ministro argentino de Assuntos Exteriores, Héctor Timerman, que chegou a Londres para reunir-se com grupos europeus que apoiam a soberania de Buenos Aires sobre o arquipélafo, disse que "sem Malvinas, Argentina é um país que não está completo".

"Falta uma grande parte de seu território, por isso é tão importante esta luta pela recuperação que fará da Argentina um país íntegro", asseverou.

Timerman reiterou que está disposto a reunir-se com seu homólogo britânico, William Hague, em uma reunião bilateral e "sem condicionamentos", rechaçando assim que representantes do arquipélago das Malvinas possam participar. "Viemos a Inglaterra para demonstrar que Argentina é um país pacífico e democrático", assegurou o chefe da diplomacia argentina.

Por sua vez, Pestanha considera que "desde a ocupação das Malvinas em 1833 jamais teve uma predisposição britânica de assentar as bases para o diálogo com Buenos Aires. Londres "segue a tática dissuasiva", agregou.

Esta viagem de Timerman à capital britânica se produz um mês antes do referendo aprovado por Londres para que os malvinenses decidam sobre seu futuro.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário