terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Não há onde se esconder! Relatório diz que novo app do Facebook rastreará usuários offline.



Os preocupados sobre as controversas políticas de privacidade do Facebook talvez tenham ainda uma outra razão para se preocupar. A rede social esta declaradamente desenvolvendo uma aplicação de smartphone que localizará seus usuários – mesmo quando o app não estiver ligado.

O app está agendado para ser liberado no meio de Março, duas fontes anônimas disseram ao Bloomberg.
Alega-se que ele foi inventado para ajudar usuários a achar amigos que estejam próximos, revelando a localização destes amigos. Mas diferentemente do atual app do Facebook, que permite aos usuários dizerem sua localização ao usarem a opção “cheking in” em um lugar, o novo app seguiria continuamente o usuário uma vez que o programa fosse ativado.

O app localizaria o usuário em segundo plano do sistema operacional da Apple – mesmo quando o app não estiver aberto no telefone, afirmou uma fonte. Ainda não está claro se o app rodará em outras plataformas.
É uma técnica que iria certamente requerer que o site da rede social pedisse permissão do usuário. Mas há uma brecha – o Facebook talvez já tenha conseguido o consentimento dos usuários para rodar o programa.

O app pode ser colocado sob o política de dados do Facebook – que diz aos usuários que uma companhia pode usar informações de localização “para falar para você e seus amigos sobre pessoas ou eventos próximos, ou para oferecer ofertas que possam lhe interessar”.

 “Quando nós conseguimos sua localização de GPS, nós a colocamos junto de outros informações de localização que nós temos sobre você (como sua cidade atual)... mas nós só a mantemos enquanto não for mais útil para lhe prestar serviços, como manter suas últimas coordenadas de GPS para enviar-lhe notificações relevantes,” a política de uso de dados diz.

O app não é drasticamente diferente das aplicações atuais, como o “Find My Friends” da Apple, e o “Highlight” da Math Camp Inc., que constantemente rastreia a localização do usuário para ajudar pessoas a acharem amigos ou lugares de interesse.

Quando contactado pela Bloomberg para falar sobre a aplicação de rastreamento, o porta-voz do Facebook, Derick Mains se negou a comentar.

Baseado nos fatos anteriores, o novo app está fadado a levantar preocupações de usuários que prezam por sua privacidade.

O Facebook não é iniciante em controvérsias sobre suas configurações de privacidade. O site já esteve sob fogo de reguladores dos EUA e Europa, que dizem que [o Facebook] não faz o bastante para manter privados os dados do usuário.

No começo de janeiro, a União Europeia pressionou gigantes da internet como o Facebook a melhorarem os controles de segurança e limitar a coleta de dados se o consentimento do usuário.
Em setembro ultimo, o site foi forçado a parar de usar seus programas de reconhecimentos facial na Europa, seguindo uma investigação do Escritório do Comissário de Proteção de Dados da Irlanda.

E agora, o sistema de “Busca Gráfica” da rede social – que espera para ser testado – está levantando bandeiras vermelhas.

O sistema foi desenvolvido para buscar no Facebook por informações muito específicas, como “Amigos que gostam de Star Wars e Harry Potter”, e “Linguas que meu amigo fala”.

Mas após usar o sistema, o programador e “Gadget Geek” Tom Scott descobriu que o programa pode conduzir buscar muito mais apuradas.

Por exemplo, ele achará facilmente “Pessoas casadas que gostam de prostitutas” ou “Atuais empregados de pessoas que gostam de racismo”, Scott revelou em um blogspot.

As notícias sobre o app de rastreamento da localização vêm menos de uma semana após o Chefe Executivo, Marck Zuckerberg enfatizar a necessidade de novos produtos para celular, durante a Fourth Quarter Earnings Conference Call do Facebook, que foi transmitida na internet.

“Muito do que nós tivemos que fazer ano passado foi simplesmente melhorar nosso processo de desenvolvimento para telefones móveis... a próxima coisa que vamos fazer é nos tornarmos muito bons em construir experiências pioneiras em telefones móveis”, Zuckerberg falou durante a conferência.

E enquanto isto seja, de fato, uma “experiência pioneira em telefones móveis”, continua obscuro se esta é uma experiência que os usuários do Facebook verdadeiramente querem ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário