quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Rússia e Brasil em busca de criar uma ordem mundial multipolar


Uma colaboração mais estreita em áreas-chave para dois gigantes. Essa é a finalidade da visita do primeiro ministro russo, Dmitri Medvedev, ao Brasil. Seu avanço dá um reflexo positivo em toda a região latinoamericana, segundo destacam os especialistas.

Ambos países têm os olhos postos em aprofundar tanto seus laços econômicos, como estratégicos. A aquisição de nova tecnologia armamentista russa por parte do Brasil é um dos acordos que já tinham sido previamente tratados quando a presidenta Dilma Rousseff visitou Moscou em Dezembro do ano passado. Necessita ser reavaliado durante esta viagem.

"Seu desenvolvimento comercial e financeiro na região transforma em um enclave estratégico quanto ao comércio dos países regionais com essas economias", considera o analista internacional Gustavo Cardozo. Destaca também a grande possibilidade de cooperar em manobras militares e capacitação de todos os setores vinculados com o funcionamento dos exércitos.

Segundo outros especialistas, o peso econômico destes dois gigantes é fundamental para a concreção de uma nova ordem política, multipolar e antihegemônico. Assim, o economista argentino Alejandro Fiorito crê que "Rússia, neste caso, tem um papel central e Brasil também, como país locomotor da região".

Por falta de tempo, Medvedev não pôde cumprir com o convite para assistir ao carnaval do Rio de Janeiro. Mas a viagem de dois dias do chefe do Governo russo ao Brasil se produz de todas maneiras para coroar as relações entre os dois membros do BRICS, que reune os países que mais motorizam a economia do mundo.

Via RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário