sábado, 2 de fevereiro de 2013

Vocês sabia? Venezuela doa óleo para calefação aos pobres dos EUA desde 2005

Retirado de Ocupa a Rede Globo

Você sabia... que além de ajudar diversos países (como Cuba, Haiti, Argentina, Bolívia, Equador, Uruguai, República Dominicana, etc.) com combustíveis a baixo custo ou trocados por produtos e serviços, a Venezuela fornece solidariamente combustível para calefação que aquece o frio de mais de 100 mil famílias estadunidenses pobres todo inverno? Isso é praticamente um segredo proibido no Brasil, que muitos desconhecem. Mas o fato é que, desde 2005, o governo venezuelano, através de sua empresa CITGO (subsidiária da PDVSA no EUA), já doou (em oito anos) mais de 200 milhões de galões de óleo (de 757 litros cada) que aqueceram os lares no inverno de mais de 1,7 milhão de pessoas pobres no EUA. Neste inverno de 2013, por exemplo, o programa deverá atender mais de 100 mil famílias em 25 estados diferentes, incluindo 240 comunidades indígenas e 200 abrigos de indigentes. O programa é hoje um dos mais importantes de assistência energética do EUA e atende, sobretudo, a população mais idosa e as famílias mais carentes, residentes nos bairros pobres e periferias marginalizadas do país. Mesmo nos momentos de maior tensão, e apesar de ambos os países terem retirado seus embaixadores desde 2010, a cooperação venezuelana aos pobres estadunidenses nunca foi suspensa. Apoiado por amplos setores da esquerda norte-americana (incluindo personalidades como o ex-presidente Jimmy Carter, o congressista Joe Kennedy, o diretor Oliver Stone, e atores ativistas como Sean Penn, Danny Glover e Susan Sarandon), Hugo Chávez foi o idealizador do programa. Em seus discursos, é comum vê-lo ressaltar que suas duras críticas são ao governo estadunidense, não à sociedade “americana”,

Em seu antológico discurso no Fórum Social Mundial de Caracas, em 2006, por exemplo, foi enfático ao tratar desta diferença: “Nunca houve um império mais perverso e cínico que este, porque o Império Romano admitia que era um império, enquanto o Mr. Danger fala em ‘democracia’ e ‘direitos humanos’... As tropas estadunidenses deveriam se dedicar era a combater a pobreza e a miséria crescente no país. Todo dia aumenta a pobreza nos EUA, já são 40 milhões de pobres. Imagine se o governo do EUA declarassem a paz mundial! Que retornasse todas suas tropas, submarinos e armas nucleares dispersos por todo o planeta. Imagine se os 400 bilhões de dólares que eles investem a cada ano em gastos militares fossem investidos em educação, saúde, produção de medicamentos, de alimentos... Acreditamos que isso vai acontecer! Mas vai depender do povo americano, do despertar do gigante adormecido na alma das pessoas no território do EUA para a união na luta pela igualdade e a liberdade. Li recentemente num livro do filósofo húngaro István Mészáros que podemos salvar o mundo, mas essencial nessa fórmula será o povo do EUA, sua consciência, sua ressurreição. Viva o povo dos EUA! Contamos com vocês, companheiros”, disse Hugo Chávez para a plateia que lotava o Poliedro de Caracas, pedindo um longo aplauso ao povo estadunidense. Um momento antológico transmitido ao vivo pela televisão em dezenas de países no mundo, sobre o qual a sociedade brasileira mal tomou conhecimento.

O apoio venezuelano aos pobres do EUA, no entanto, não se resume ao programa de calefação. A mesma CITGO, através de seu programa de solidariedade chamado “Fueling Good”, já doou milhões de dólares para centenas de projetos, incluindo descontos em combustíveis para organizações sociais e apoio direto a iniciativas locais como hortas urbanas de agricultura orgânica (“Green Workers Cooperative”), transporte de estudantes em áreas carentes, bibliotecas ambulantes (“book bus”), combate ao câncer, diabetes e obesidade, conservação ambiental, etc. Tudo começou em 2005, durante o furacão Katrina, quando Hugo Chávez foi o primeiro presidente estrangeiro a oferecer ajuda humanitária aos desabrigados de New Orleans, enviando 120 especialistas em primeiros socorros, 50 toneladas de alimentos, 10 estações de purificação de água, 18 centrais termoelétricas e 20 toneladas de água mineral. Além do governo de Bush recusar a ajuda, canais de TV como a FOX ainda realizaram uma forte campanha de boicote à CITGO acusando Chávez de se envolver em assuntos internos americanos e de ser um “terrorista internacional”. Postura muito semelhante à adotada pela grande mídia empresarial brasileira (Reportagem de Antonio Lisboa, para: Ocupa a Rede Globo - ORG).

Fontes:
Policymic
Newsbusters
Upsidedownworld
Fuelinggood
Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário