terça-feira, 12 de março de 2013

Israel apela à Liga Árabe intervir militarmente na Síria

O presidente israelense, Shimon Peres, pediu hoje à Liga Árabe que envie forças para intervir na Síria para "deter o massacre".



Em um histórico discurso, o primeiro de um chefe de Estado diante de um Parlamento Europeu em quase três décadas, Peres disse que para por fim à violência na Síria "as Nações Unidas deveriam apoiar a Liga Árabe na criação de uma força árabe de capacetes azuis".

"O mundo livre não pode se manter à parte quando o presidente sírio leva a cabo uma matança contra seu próprio povo e seus próprios filhos" assinalou Peres, " Isso rompe nossos corações".

O líder israelense, que se encontra em viagem pela Europa participando de reuniões de instituições da UE, falou ao Parlamento, cujos 754 deputados se levantaram e aplaudiram.

Depois de afirmar que o presidente sírio, Bashar al-Assad é uma ameaça para toda a região "e até mesmo para a Europa", porque teria um arsenal químico, Peres apostou em uma intervenção da Liga Árabe como a melhor "solução" para evitar que as supostas armas químicas "caiam nas mãos erradas".

"Qualquer intervenção de forças ocidentais seria percebida como uma interferência externa", continuou o presidente.

"A Liga Árabe pode e deve formar um governo provisório na Síria para parar a matança, para evitar que a Síria se despedace", disse Peres.

Via ANN

Post Spriptum: Acusações infundadas sobre o inimigo possuir certas "armas" não são novidade nas relações internacionais, vide o caso Sadam Hussein e programas nucleares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário