terça-feira, 5 de março de 2013

"O Chavismo sobreviverá a Chávez, o projeto não tem volta atrás"


A morte de Hugo Chávez é um golpe para todas as pessoas que trabalham por um mundo mais justo. Contudo, é muito provável que “o socialismo do Século XXI levantado por Chávez sobreviva a este revés”.

 Assim o manifesta o analista internacional Juan Luis González Pérez em referência ao futuro que enfrenta a Venezuela, assim como toda religião, após a morte do presidente Hugo Chávez, que informaram as autoridades da Venezuela.

 “O chavismo sobreviverá a Chávez, quase com toda a certeza”, opinou o analista. “O projeto não tem marcha para trás”, afirmou.

Além de ser um dos líderes mais importantes “na história recente do planeta”, “foi para a Venezuela uma espécie de compensador da esquerda, do progresso latino-americano”, graças ao qual toda a América-Latina “ está se organizando um pouco à margem de seu vizinho do norte”, assinalou o expert, afirmando que “o processo já esta bastante consolidado na Venezuela, assim como em uma série de países da América-Latina”.

Apesar da morte do mandatário ser um golpe “completo e difícil de assumir” para todos os processos do continente, “a revolução colocada em marcha na América-Latina é um processo coletivo e, sem dúvidas, seguirá adiante”, neste caso, nas mãos de Nicolás Maduro, segundo o analista.

Também, o expert lembrou que houveram muitas “manifestações de apoio, muita reza coletiva, inclusive certa histeria coletiva” em apoio a Chávez, “para que ele saisse de sua extensa doença”. “E possivelmente a homenagem que esta população de pé possa fazer a Chávez, será uma derrota ainda maior para a direita venezuelana”, opinou.

Segundo o analista, as pessoas desfrutaram de “saúde, cultura, educação, pensões, inclusive alimentação ou medicamentos subsidiados”, durante o Governo de Chávez, “sob hipótese alguma”, irá querer “voltar a enfrentar o período tão obscuro que viveu a Venezuela antes da chegado do Bolivarianismo”.


A Revolução colocada em marcha na América-Latina é um processo coletivo e, sem dúvidas, seguirá adiante”

O Mandatário venezuelano, Hugo Chávez, faleceu em Caracas nesta terça por causa de um câncer que estava combatendo há mais de um ano e meio, segundo informou o vice-presidente Nicolás Maduro.

A morte de Hugo Chávez coloca em ação o artigo 233 da Constituição da Venezuela. Neste, o falecimento é considerado como um dos casos de “falta absoluta” do presidente.
 
A lei principal estipula que, quando aconteça a tal falta absoluta, se procede a uma nova eleição universal, direta e secreta, dentro do prazo de 30 dias consecutivos. Enquanto se elege e toma posse o novo mandatário ou mandatária, o vice-presidente executivo do país se encarrega do cargo. Atualmente, Nicolás Maduro está neste cargo na Venezuela. Precisamente ele foi nomeado como seu possível sucessor pelo próprio Hugo Chávez, que chamou o povo a votar por ele no caso que essas eleições antecipadas se realizassem.


Texto completo en: http://actualidad.rt.com/actualidad/view/88263-chavez-muerte-chavismo-latinoamerica

Nenhum comentário:

Postar um comentário