terça-feira, 23 de abril de 2013

Estados Unidos pretende controlar a América Latina

A analista internacional argentina Stella Calloni advertiu nessa terça que os incidentes ocorridos em Caracas, capital da Venezuela, e o fato dos EUA ainda não reconhecer a vitória de Nicolás Maduro, o candidato vencedor das eleições venezuelanas de 14 de abril, demonstram que a America do Norte tenta seguir controlando as democracias da América Latina.



Segundo esta jornalista e escritora, Nicolás Maduro, com sua vitória nas eleições presidenciais, são só venceu seu rival Henrique Capriles como também a maior potência, os Estados Unidos.

Calloni alerta da situação, considerando as recentes declarações do Secretário de Estado, John Kerry, nas quais se referiu à América Latina como quintal de seu país, e a proposta que esse fez para a Câmara de Deputados de Washington para avançar em uma "aproximação vigorosa", aludindo à Doutrina Monroe do ano 1823, a qual deve sacudir a sonolência intelectual e política do continente.

A jornalista vincula a "aproximação vigorosa" à doutrina proposta por Theodore Roosevelt, presidente americano de 1901 a 1909, sobre "falar suavemente mas carrega um grande porrete e vai longe", aplicável especialmente na política exterior, e cujo fim é nesse caso, segundo a analista, avançar na eterna política de expansão e controle sobre os países latino-americanos.

O regime do Grande Porrete (Big Stick) também foi fundamental, sob o posterior esquema da Doutrina Monroe, na Guerra Fria, em que "nossa região ficou atrelada à intervenções militares, ingerências que perduram até hoje e ditaduras que ao longo do século XX configuraram um genocídio latino-americano", acrescenta Calloni.

A seu ver, Estados Unidos não está nada satisfeito com a unidade dos países latino-americanos, pois a considera um perigo para sua segurança e seus interesses.

Via HispanTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário