sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ateísmo relacionado a autismo? Estudo aponta que sim.



 Pessoas com formas "suaves" de autismo tendem a ser ateístas, de acordo com um estudo controverso - e mais propensas a evitar religiões organizadas em geral.

O estudo, que mirou os posts autistas em fóruns, focou em pessoas com um alto grau de autismo como Asperger.

O estudo, da Universidade de Boston, especula que o comportamento normal autista que tende 'a preferência por crenças lógicas' e uma descrença em metáforas e figuras de linguagem, poderia ser possível.

Os autores do estudo, Catherine Caldwell-Harris e Patrick MacNamara estudaram discussões de 192 postadores diferentes em um site autista. Eles também olharam um exame de 61 pessoas com alto grau de autismo, e grafaram contra os resultados do teste do Quiciente de Autismo (AQ). 

Os resultados demonstraram que aqueles com alto AQ tendiam mais a serem ateístas. 

No grupo dos indivíduos com alto grau de autismo, 26% foram ateus, comparados com 16% dos indivíduos 'neurotípicos'.

Eles disseram que é o 'primeiro estudo sistemático das crenças religiosas de indivíduos autistas que têm inteligência normal ou quase-normal'.


O papel, 'investiga a proposta que diferenças individuais na crença refletem estilos de processamento cognitivo, com alto grau de autismo sendo um estilo extremo que predispõe à descrença'.

Caroline Hattersley, chefe de informação, propaganda e advocacia na Sociedade Nacional Autista disse: 'o autismo afeta pessoas de todos os setores da sociedade e pessoas com autismo representam a gama completa de crenças religiosas e anti-religiosas.    

'É importante que pessoas autistas tenham liberdade de tomar decisões sobre suas crenças e receber o apoio que precisam', disse Hattersley.

Rajib Khan, escritor na Discover Magazine's 'Gene Expression' blog, escreveu 'Penso que surpreenderá muitas pessoas. Acrescentando, precisamos ser cautelosos em generalizações.'

'Isso não significa que grande proporção de ateus seja autista de alto grau (penso que possam ser uma proporção maior entre a população geral)'.

Via Dailymail

Nenhum comentário:

Postar um comentário