sábado, 13 de julho de 2013

Porto Rico, base para espionagem dos Estados Unidos na América Latina

O Centro do Jornalismo investigativo anunciou sexta-feira que Porto Rico foi usado pelas agências de espionagem dos Estados Unidos como centro de operações clandestinas, para espionar os países latino-americanos.



As recentes revelações feitas pelo ex-funcionário da CIA, Edward Snowden, indicam que as operações de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) e a CIA foram realizadas desde a antiga base naval estadunidense em Porto Rico, assegurou o organismo ligado à Escola de Direito da Universidade Interamericana de Porto Rico.

Snowden, através de seus documentos infiltrados, mostrou que o território porto-riquenho foi usado par ambas agências norte-americanas dentro de uma operação conjunta, em coordenação com estações em Brasília, Bogotá, Caracas, Cidade do México e Panamá para vigiar as nações latino-americanas.

Fornsat, nome do programa empregado, facilitou à NSA e a CIA a interceptação de milhões de chamadas telefônicas, mensagens eletrônicas e comunicações privadas pela Internet nos países mencionados, segundo a entidade porto-riquenha.

Snowden vazou em 6 de junho uma série de documentos que trouxeram à luz um programa de vigilância da Casa Branca, conhecido pelo PRISM, que permite à NSA acessar a conversas privadas mantidas no Facebook, Google, Skype e outros serviços online.

O impacto do escândalo da NSA aumentou logo que Snowden revelou mais informações sobre a espionagem da agência estadunidense contra outros países.

Snowden, reivindicado pelo governo norte-americano, se encontra a 17 dias em um limbo legal no Aeroporto Internacional de Sheremetievo, em Moscou, capital da Rússia.

Via HispanTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário